Publicidade

Estado de Minas CARREIRA

Mercado procura por profissional de cloud

Já imaginou como deve ser trabalhar criando nuvens? O responsável por essa tarefa tem se tornado cada vez mais essencial às empresas. Sua função é desenhar, rodar testes, fazer a migração e gerenciar a segurança desse ambiente


postado em 08/08/2019 14:42 / atualizado em 08/08/2019 14:42

Como se qualificar para ser um profissional de cloud em um mercado cada vez mais competitivo? (foto: Samuel Zeller/Unsplash)
Como se qualificar para ser um profissional de cloud em um mercado cada vez mais competitivo? (foto: Samuel Zeller/Unsplash)


Como se qualificar para ser um profissional de cloud em um mercado cada vez mais competitivo? Segundo estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom ), os investimentos em computação na nuvem devem ter aumento de 26% em 2019 no Brasil, batendo a marca de R$ 77,8 bilhões.

Com o aumento da aposta em cloud e a tendência global de as empresas migrarem para a nuvem, a figura do profissional qualificado para desenhar projetos e operar nesse ambiente torna-se indispensável.

De acordo com Havary Cortez, arquiteto de soluções da Claranet Brasil, multinacional de serviços gerenciados em TI, um bom profissional da área deve investir em atualizações constantes, a fim de acompanhar as tendências do mercado. "O primeiro passo é pensar em certificações básicas, que são oferecidas pelos próprios provedores, como Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure. Em um segundo momento, o profissional deve apostar em cursos mais avançados e até procurar por uma especialização em áreas como segurança, Big Data e DevOps", explica o executivo.

No entanto, além de certificações que ajudam a ficar por dentro do que existe de mais atual, uma característica importante esperada desse profissional é que ele tenha facilidade para aprender rápido e sozinho, isso porque a área de TI como um todo é acompanhada por mudanças aceleradas, e a de cloud em específico apenas aumentou esse dinamismo.

Tâmara Costa, head de RH da Claranet Brasil, ressalta a relevância desse profissional: "Cloud deixou de ser apenas uma tendência e vem sendo requisito fundamental na transformação digital no mercado de trabalho. Neste sentido, o especialista dessa área está no topo das ocupações da nova era digital. Dessa forma, buscar entender e se tornar um profissional de cloud computing é um acerto e um investimento importante de carreira".

Profissionais qualificados


Havary Cortez, arquiteto de soluções da Claranet Brasil, diz que o profissional de cloud tem de pensar em certificações básicas. É o primeiro passo (foto: Arquivo Pessoal)
Havary Cortez, arquiteto de soluções da Claranet Brasil, diz que o profissional de cloud tem de pensar em certificações básicas. É o primeiro passo (foto: Arquivo Pessoal)


Empresas que procuram por profissionais qualificados de cloud ainda esperam que eles tenham habilidades para criar códigos e pequenos scripts para agilizar e automatizar as tarefas administrativas de sustentação, e tenham a capacidade de resolução de problemas complexos, constante senso de evolução e uma excelente gestão de tempo.

Neste sentido, é importante que o profissional consiga criar um balanço entre sua produção, que engloba aquilo que ele entrega para a empresa, e sua atualização, ou todo o tempo investido em novos estudos e certificações.

Havary Cortez também destaca que, "apesar de existirem cursos para todos os bolsos, a qualidade dessa atualização pode estar comprometida se o custo for muito baixo. Por isso, uma sugestão interessante é que o profissional dê preferência por empresas que incentivem a qualificação de seus colaboradores". A Claranet, por exemplo, investe continuamente na qualificação de seus colaboradores junto aos parceiros (AWS, GCP e Azure) e ainda conta com um processo de premiação aos recém certificados.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade