(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARREIRA

Cinco dicas para ter sucesso na primeira entrevista

Conversa com o recrutador costuma ser marcada pelo nervosismo. Especialista dá sugestões que podem ajudar o candidato a se sair bem e mostrar seu potencial


postado em 29/08/2019 15:15 / atualizado em 29/08/2019 15:15

Seja transparente durante a entrevista e todo o processo seletivo. Ao falar da trajetória profissional, destaque a aprendizagem constante(foto: Tim Gouw/Unsplash )
Seja transparente durante a entrevista e todo o processo seletivo. Ao falar da trajetória profissional, destaque a aprendizagem constante (foto: Tim Gouw/Unsplash )


A primeira entrevista de emprego costuma ser um momento cheio de expectativas e, claro, nervosismo. É comum que o candidato se sinta ansioso com esse contato inicial com o recrutador, afinal de contas, o profissional que disputa uma vaga precisa se sair bem e mostrar seu potencial para alcançar a oportunidade desejada.

Pensando nisso, a Revelo, plataforma de recrutamento digital que ajuda candidatos das mais variadas profissões a dar um salto em sua carreira, montou um guia com dicas de como ter sucesso no momento da primeira entrevista.

Confira abaixo:

Estude muito sobre a empresa


O ponto inicial para ter êxito em uma entrevista de emprego é estudar bastante sobre a empresa que está com a oportunidade aberta. Saber mais sobre a companhia, conhecer sua história e pesquisar sobre o mercado em que ela atua, ajudam o candidato a ter mais segurança durante a conversa e, claro, a entender se, de fato, ele se encaixa no perfil procurado. Vale também dar atenção especial à missão, visão, valores e informações sobre a cultura organizacional, programas de inovação, responsabilidade empresarial e outros temas institucionais.

Explore as mídias sociais e plataformas digitais da empresa – essa é uma oportunidade importante de conhecer alguns dos seus resultados e até mesmo de se conectar com pessoas que fazem parte do time. Pesquisar sobre a companhia é tão importante que, segundo o relatório "Candidate Experience 2017 da Talent Board", alguns dos principais canais utilizados pelos candidatos para buscar informações sobre a empresa foram o website, Linkedin, Facebook e sites que reúnem avaliações de colaboradores.

Revise e valorize seu currículo e portfólio


Para chegar preparado à entrevista, é fundamental revisar seu currículo e portfólio, a fim de que ambos estejam atualizados e deem destaque aos projetos e colaborações anteriores que mais possam interessar o recrutador. Personalize seus materiais de apresentação para cada oportunidade em questão. Pense no portfólio como a prova mais contundente da sua experiência e habilidades profissionais. Ao conversar com o recrutador, fale com profundidade sobre os projetos mais impactantes, dando destaque ao contexto de cada realização.

Enfatize seus pontos fortes


Uma das técnicas mais eficientes para a primeira entrevista de emprego é conduzir a conversa focada em seus pontos fortes. Procure direcionar os assuntos para áreas que você realmente domina, salientando suas competências e habilidades. No entanto, não deixe de responder a qualquer pergunta do recrutador, inclusive aquelas mais delicadas, que podem fazer transparecer algum ponto que precise de melhorias na sua formação e carreira. Seja transparente durante a entrevista e todo o processo seletivo, e procure se referir à sua trajetória profissional como um processo de aprendizagem constante.

Mostre entusiasmo


As entrevistas para uma nova oportunidade profissional não precisam ser excessivamente formais. Use esse tempo com o recrutador para demonstrar entusiasmo genuíno pela vaga, tire todas as suas dúvidas e ouça com atenção as informações compartilhadas sobre a empresa e o cargo disponível. Demonstrar comprometimento com o trabalho, além de falar sobre sua aspiração por novos desafios, é sempre um ponto muito positivo.


Esteja disposto a aprender


Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, largam na frente aqueles profissionais que se preocupam em adquirir novos conhecimentos. Por mais competente que você seja, é importante se mostrar disposto a aprender – o recrutador, com certeza, saberá reconhecer seu interesse e disposição. Para mostrar seu diferencial, fale sobre treinamentos, cursos, workshops e hackathons, por exemplo, de que tenha participado, além de novos planos que podem te ajudar a se qualificar ainda mais.

 

Ao se preparar para a entrevista, busque por orientações de quem pode ajudar os candidatos a se sair bem na conversa para uma oportunidade profissional. A Revelo, por exemplo, oferece apoio aos candidatos cadastrados em seu banco de talentos, dando dicas de como participar de uma entrevista e fazendo simulações dos contatos com possíveis recrutadores.

Para saber mais acesse:https://www.revelo.com.br/


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)