(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Emprego

Recrutadores descartam currículo em até 10 segundos

Pesquisa feita pela Catho mostra que a análise dura, em média, entre seis e 30 segundos. Experiência profissional, objetivo e dados de contato são informações primordiais


19/03/2019 09:00 - atualizado 18/03/2019 15:58

(foto: slightly_different/Pixabay)
(foto: slightly_different/Pixabay)


Experiência profissional, objetivo, dados de contato. Essas e outras informações são observadas no primeiro contato pelo entrevistador e sempre são citadas como primordiais no preenchimento de um currículo. Reforçando a importância desse documento durante o processo seletivo, levantamento da Catho com mais de 400 recrutadores aponta que 30% deles demoram em média de seis a 10 segundos para descartar um currículo para uma entrevista.

Com critérios cada vez mais exigentes por parte do entrevistador, mais do que aptidões técnicas, é tido como exigência avaliar o candidato também por suas habilidades e competências profissionais, informações concentradas no preenchimento do currículo. Inseridas no documento, devem ser acompanhadas por uma estrutura limpa e bem organizada, capturando assim toda a atenção do recrutador.

Mais do que aptidões técnicas, é tido como exigência avaliar o candidato também por suas habilidades e competências profissionais

Tabitha Laurino, gerente da Catho.



Com o olhar focado em pontos específicos do material, é possível fazer análise rápida e minuciosa do candidato. Dessa forma, a pesquisa buscou mapear o tempo médio de avaliação do documento por parte dos recrutadores: 30% de seis a 10 segundos; 27% de 11 a 29 segundos; 21% em mais de um minuto; 17% de 30 a 59 segundos e 5% em até cinco segundos.

Segundo dados da pesquisa, em uma primeira avaliação, o profissional que recebe cerca de 100 currículos analisa em média 15 com maior critério e cautela.

ENTREVISTA "Após o primeiro olhar do recrutador sobre o currículo é feito uma análise de forma detalhada. Ainda assim, é primordial ter as informações nobres do documento em destaque e bem colocadas, pois dessa forma serão facilmente observadas, garantindo maiores chances desse candidato ser selecionado para uma entrevista", afirma Tabitha Laurino, gerente da Catho.

Em um cenário de grande concorrência e com profissionais cada vez mais qualificados, Tabitha reforça a importância de que o currículo mereça toda a atenção por parte do profissional. "É importante revisitá-lo e sempre mantê-lo atualizado, buscando identificar pontos que sempre podem ser melhorados e valorizar seu perfil profissional. Pecar nesse documento diante de tantas ferramentas de auxílio é inadmissível para os recrutadores", reforça a profissional.
 
NÃO SE ESQUEÇA

Os recrutadores apontaram as informações que não podem faltar na construção de um currículo e são valorizadas no momento da análise:

1 – Experiência profissional (80%)
2 – Formação e/ou cursos complementares (60%)
3 – Cargo e/ou área pretendida (60%)
4 – Objetivo profissional (50%)
5 – Conhecimento em outros idiomas (24%) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)