(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARREIRA

Como se sair bem nos primeiros 90 dias em um emprego novo

Aprenda dicas importante para ter sucesso. É a chance para mostrar competências e que trabalha bem em equipe


postado em 20/04/2019 10:00 / atualizado em 19/04/2019 15:43

(foto: Mimi Thian/Unsplash)
(foto: Mimi Thian/Unsplash)


Os primeiros 90 dias em um emprego novo não são tão diferentes dos 90 minutos de uma partida de futebol. Assim como em um jogo, cada momento é importante. Essa é a chance para mostrar competências, que trabalha bem em equipe e que tem o potencial de prosperar na carreira.

O funcionário vai ter muitos momentos em que é preciso entender feedbacks e estar pronto para rever sua estratégia e fazer mudanças.

A seguir, algumas dicas de especialistas da Hays, empresa global de recrutamento, de como encarar da melhor forma os primeiros 90 dias em um emprego novo:

Prepare-se antes do primeiro dia

Antes de começar seu trabalho, lembre-se qual é o histórico da empresa, assim como os produtos e serviços que ela oferece. Garanta que você saiba quais são as práticas que desenvolverá e como sua posição se integra ao funcionamento de outras áreas. Planeje algumas questões práticas: como você vai se locomover até o trabalho, como vai se vestir e se você precisa levar algum material. Na noite anterior, durma bem e, pela manhã, acorde com antecedência, alimente-se e não se atrase.

Desarme-se de ideias pré-concebidas

Toda partida de futebol é diferente e, por isso, é importante não se apegar aos resultados passados. Antes de cada jogo, é importante manter o foco na partida que está para acontecer. O time, a posição, as táticas e os métodos de treinamento estão em constante desenvolvimento. Encare cada jogo como algo inexplorado e esteja pronto para novos aprendizados. Portanto, tenha em mente que nenhum trabalho será igual, mesmo que você trabalhe na mesma indústria ou em uma companhia parecida. Mantenha a mente aberta e abrace o desconhecido.

A primeira impressão conta

Quando você entra em campo, você sente que o mundo todo o observa. É importante manter a cabeça erguida e não deixar o nervosismo consumi-lo. É normal, no seu primeiro dia de trabalho, que esteja um pouco ansioso. Por isso, pratique formas de agir com confiança. Ajuste sua postura para fazer contato visual e sorria enquanto fala. Se possível, além de apresentar-se para seus colegas, converse educadamente com eles. Isso demonstra que você tem interesse em conhecê-los.

Construa um network de suporte

É essencial que você construa um bom relacionamento com seus colegas de trabalho, assim como times de futebol precisam estar integrados entre si para um apoiar uns aos outros. Os outros colaboradores são as pessoas que podem oferecer direcionamento, responder suas perguntas e ajudá-lo a se estabelecer no novo ambiente. Por isso é tão importante que se esforce para conhecê-los bem.

Comemore seus primeiros sucessos, mas não seja complacente

Todo seu esforço e preparo podem ser recompensados antes mesmo do que imagina, e talvez você vivencie uma vitória rápida. Comemore e faça com que isso o incentive ainda mais para continuar sua trajetória. Mas, de forma alguma, fique complacente e acomodado. Às vezes, um jogador pode fazer um gol logo no começo do jogo, o que é motivo de comemoração. Porém, é importante que isso não afete seu foco e determinação. Comece da forma que você deseja levar todo o jogo e tenha o objetivo de fazer quantos gols conseguir, porque tudo pode ocorrer até o fim da partida.

Identifique oportunidades perdidas

Por outro lado, você pode vivenciar momentos de fracasso. A chave é aprender com a situação e não permitir que isso afete o resto do seu tempo. Durante uma partida, às vezes você perde oportunidades e encara contra-ataques. Quando isso ocorrer, é importante não abaixar a cabeça. Permaneça concentrado, no controle e confiante para retomar sua melhor performance. Se você achar esse processo difícil, peça suporte aos colegas e à equipe.

Pare e reflita

Assim como nos jogos de futebol, durante a metade de seus 90 dias, tire um tempo para refletir e reajustar sua estratégia, se necessário. Peça ao seu gerente alguns conselhos e direcionamentos. Essa é a sua chance de mudar de tática e dar o melhor nos próximos dias. Cada jogo oferece uma oportunidade de aprender, desenvolver e ajustar suas táticas. Durante o intervalo para o segundo tempo, reúna a equipe, reflita sobre a performance e procure formas para ganhar o jogo.

Planeje seus próximos passos

Depois de vivenciar seus primeiros 90 dias nessa nova empresa, é hora de pensar sobre os próximos passos e o que é melhor para a carreira. Considere se gostou de trabalhar nesse emprego até agora. As pessoas foram receptivas e ofereceram suporte? Você acredita que a empresa pode lhe oferecer uma carreira promissora? E, por fim, os motivos que o levaram a trabalhar nessa empresa ainda são válidos? Se sim, perfeito. Sente-se com seu gerente e comece a traçar o próximo passo para uma próspera e longa carreira nessa companhia. Se não, então tenha uma conversa franca, explicando suas preocupações. Com sorte, seu gerente vai refletir sobre o que disse e colocará em prática um plano para tornar seus próximos 90 dias mais interessantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)