Publicidade

Estado de Minas

Marinha oferta 25 vagas para formação de aquaviários

O curso será realizado em Itajaí/SC


postado em 17/04/2019 13:52 / atualizado em 21/04/2019 23:32

(foto: Divulgação/Marinha do Brasil)
(foto: Divulgação/Marinha do Brasil)
A Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, Santa Catarina, tornou público, por meio do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (17/4), que, designada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, abriu novo processo seletivo. Estão sendo ofertadas 25 vagas para ingresso no Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ). 

Dentre os requisitos estão: ser brasileiro nato ou naturalizado; ter idade mínima de 18 anos; escolaridade mínima do 6° ano do Ensino Fundamental; não ter sido reprovado em Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ), há menos de dois anos a contar da data de matricula no Curso oferecido; não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente; e não ter sido licenciado ou excluído do serviço ativo nas Forças Armadas ou Forças Auxiliares. 
 

Inscrições 

As inscrições abrem em 18 de abril e estarão disponíveis até 20 de maio. A taxa a ser paga custa R$ 8. Os interessados devem se inscrever presencialmente na Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí/SC, Divisão de Ensino Profissional Marítimos - Rua Prefeito Paulo Bauer, n° 1055— Centro Itajaí/ SC.  

Confira abaixo os documentos necessários.
  • certificado/diploma de escolaridade de conclusão do 6° ano do Ensino Fundamental
  • comprovante de residência, em nome do próprio e/ou declaração
  • título de eleitor
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
  • documento oficial de identificação válido e com fotografia
  • certificado que o candidato do sexo masculino está em dia com as obrigações militares comprovante do pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU)
  • ficha de inscrição específica e preenchida 

Seleção

1ª Etapa - prova de conhecimentos (eliminatório e classificatório)
2ª Etapa - apresentação de atestados médicos e realização do Teste de Suficiência Física (eliminatória)
3ª Etapa - apresentação ao Órgão de Execução (0E) - Delltajai 
4ª Etapa - Matrícula

A primeira etapa ocorrerá em 25 de maio e contará com disciplinas de língua portuguesa e matemática. Todas as etapas do Processo Seletivo, serão realizadas na cidade de Itajaí/SC. 
 
Ao término do curso, o aluno será declarado marinheiro auxiliar de convés ou marinheiro auxiliar de máquinas, concomitantemente, ele ainda receberá sua Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e o certificado modelo DPC-1034. 
 
Os alunos receberá também complemento alimentar (almoço), mas não haverá a facilidade de alojamento. O curso terá 88 horas aula e será composto das disciplinas de navegação, manobra da embarcação e comunicações, construção naval, estabilidade e manuseio de cargas, motores, máquinas auxiliares e eletrotécnica, segurança e responsabilidades e tempo reserva e atividade extra classe. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade