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Estado de Minas CARREIRA

Por que as empresas devem premiar funcionários com viagens?

Os colaboradores voltam mais criativos e com pico de produtividade, além de ter mais chance de conseguir promoção


postado em 29/03/2019 09:00 / atualizado em 28/03/2019 16:38

(foto: Piotr Bizior/Freeimages)
(foto: Piotr Bizior/Freeimages)


É cada vez mais comum empresas brasileiras incluirem, como bônus às metas coletivas, uma viagem para um grupo/setor. Seja no fim do ano e/ou em outro período, o certo é que as companhias perceberam que oferecer uma oportunidade de viajar, com tudo pago, aos seus colaboradores é bom. Gera produtividade, engajamento e cria empatia. Afinal, a meta individual se torna coletiva. Além disso, após a viagem, ao retornar ao trabalho, esse funcionário estará no seu estado mais calmo e com maior pico de criatividade.

Lorena Peretti, da agência de viagem Minds Travel, especialista em viagens há mais de 10 anos, selecionou cinco motivos de as empresas, grandes e pequenas, apoiarem os seus colaboradores a viajar.

É de conhecimento de muitas pessoas que empresas como Google, Airbnb e Expedia, entre outras, se preocupam com o bem-estar dos seus colaboradores e oferecem benefícios diferentes do praticado no mercado. Todavia, empresas menores podem incentivar os seus funcionários e parceiros a viajar. E isso não precisa, necessariamente, envolver dinheiro. Esse incentivo pode ser feito por meio de descontos em redes hoteleiras, restaurantes, dicas de viagem na própria intranet e/ou site da própria empresa, entre outros. O ponto aqui é a empresa transparecer e realmente acreditar que viajar nas férias é benéfico para o funcionário, para quem convive com ele e para o próprio negócio.

1 – O colaborador volta mais criativo

A afirmação acima foi comprovada pelas Universidades de Utah e do Kansas. Os psicólogos Ruth Atchley e David Strayer fizeram um experimento em que algumas pessoas ficaram por quatro dias em uma trilha, viajando, sem celular, e depois tiveram que resolver problemas complexos. O contato com a natureza fez aumentar m 50% o desempenho dos indivíduos nas propostas de solução dos problemas com criatividade. Isso ocorre porque o barulho nos grandes centros e a rotina tecnológica exigem muita concentração cerebral, o que sobrecarrega as funções cognitivas. Ou seja, quando estamos na rotina há muito tempo funcionamos no famoso "piloto automático" e não somos criativos.

2 – O colaborador volta mais calmo

Esse estudo foi conduzido por um grupo de pesquisadores do Japão, Coreia e Finlândia, e consistiu na realização de caminhadas, em diferentes trilhas, com 48 participantes. As caminhadas interferiram no relaxamento cardiovascular e aumentaram a atividade nervosa parassimpática (responsável pelas ações do organismo, como a diminuição da pressão arterial e da adrenalina, quando respondemos as situações difíceis de forma tranquila). Logo, o funcionário interfere no clima organizacional e pode influenciar os demais colegas.

3 – A empresa reduz gastos com tratamento de saúde

Afinal, esses colaboradores voltam mais tranquilos e com equilíbrio entre vida social e a profissional. Melhora a saúde física e psíquica, e essa companhia tem menos afastamentos e rotatividade dos seus colaboradores. Foi comprovado, por meio de estudo feito pela revista Environmental Psychology, que descobriu que o simples fato de uma pessoa ficar mirando uma fotografia da natureza por 40 segundos já modifica a atuação dela na próxima tarefa. Claro que esse efeito é ampliado se for pessoalmente.

4 – O colaborador resolve problemas com mais facilidade
Pesquisa feita pelo Journal of Personality and Social Phychology comprovou que pessoas que viveram no exterior têm 20% mais chance de melhor resolver problemas do que quem permaneceu apenas no seu país. O contato com outras culturas faz ampliar o leque na solução de problemas. Incentive os seus melhores funcionários a ficar um tempo fora.

5 – O colaborador terá mais chance de conseguir entregar coisas novas e, por isso, ser promovido

Estudo desenvolvido pela E.U.A Travel Association desvendou que funcionários que aproveitam todo o período de descanso/férias têm 6,5% mais chance de conseguir uma promoção. Isso ocorre porque ele volta com mais foco/objetivos traçados e as empresas percebem isso.



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