(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EMPREGO

Especialista dá dicas sobre o que observar na hora da transição de carreira

A menos de um mês para o início de 2019, empresa de soluções em recursos humanos recomenda cautela a quem pretende mudar de área profissional no próximo ano


postado em 11/12/2018 10:00 / atualizado em 12/12/2018 09:58

(foto: mohamed_hassan/Pixabay)
(foto: mohamed_hassan/Pixabay)

 
Embora o Brasil esteja em movimento de reaquecimento econômico e o balanço de outubro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indique redução de 11,9% na taxa de desemprego, ainda há muita insegurança. A dificuldade é real para quem está começando (jovens que estão saindo da faculdade) e também para aqueles que querem recomeçar, mudando de área radicalmente.
 
Com 48 anos de mercado, a Luandre, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, recomenda cautela aos que estão em dúvida sobre mudar de ramo em 2019: "O ano de 2018 foi um ano de muitas mudanças e reaquecimento no mercado de trabalho. Em 2019, com as mudanças no governo, essas mudanças tendem a continuar. Por isso, é bom pensar bem antes de tomar qualquer decisão", alerta Carolina Silva, especialista de RH da empresa.
 
Em 2018, a Luandre (https://www.luandre.com.br)chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 55 mil profissionais administrados ao longo do ano e um banco com mais de dois milhões de currículos cadastrados. Atualmente, tem 10 unidades em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. E faz atendimento a distância em todo o país. 
 

VEJA AS DICAS DA ESPECIALISTA DA LUANDRE:
 
Transição gradual
Caso você não tenha nenhuma oferta fixa, o ideal é ir aos poucos. Definida a nova área em que deseja atuar, faça cursos, busque entender melhor como funciona esse "novo mundo"" e esteja disponível para trabalhos menores, até que tenha mais experiência no assunto. Use esse momento para absorver tudo o que puder.

Trabalhe o networking
Avaliar sua rede de contatos e reestruturá-la de acordo com sua nova área de atuação é importante para quem pretende se estabelecer em um novo segmento profissional. O LinkedIn é um ótimo aliado nessa tarefa, pois reúne diversos profissionais e permite a conexão com aqueles que tenham interesses em comum. Outro caminho é participar de grupos da área desejada, no Facebook, WhatsApp e ficar de olho em páginas do Instagram que apresentem conteúdo referente ao que procura.

Seja realista
Uma virada na carreira não é algo simples, exige planejamento e condições favoráveis. Seja prudente e avalie o impacto da mudança em sua situação financeira e pessoal. Mesmo que não tenha como investir numa mudança radical, não desista de seus objetivos, estabeleça metas, prazos e poupe o quanto puder para estar seguro quando, de fato, for realizar essa transição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)