(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ENEM 2021

Crise no Enem 2021: 1º dia de prova é de expectativa entre os candidatos

Exame começa após uma semana de polêmica envolvendo servidores do Inep e o governo federal


21/11/2021 12:16 - atualizado 21/11/2021 13:03

Estudantes chegam para fazer o Enem com chuva, neste domingo, PUC Minas, no Bairro Coração Eucarístico
Estudantes chegam para fazer o Enem com chuva, neste domingo, PUC Minas, no Bairro Coração Eucarístico (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Os portões da PUC Minas, neste domingo (21/11), no primeiro dia de provas do Enem 2021, foram abertos ao meio-dia. Os candidatos, que estavam em filas aguardando na área externa, puderam entrar para o câmpus.

 

 

 

Os portões se fecham às 13h e as provas serão liberadas para os candidatos às 13h30. Cerca de 3 milhões de candidatos se inscreveram, 300 mil deles em Minas.

 

Bárbara Aguiar, de 20 anos é uma das candidatas que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. Ela vai tentar pontuação para o curso de medicina, na terceira vez em que faz o exame. Ela, que é estudante de enfermagem na UFMG, pretende mudar de curso. Chegou com antecedência para não ter imprevisto.

 

A jovem acredita que a prova será diferente de anos anteriores devido à polêmica em relação ao governo Bolsonaro e o Inep, instituto responsável pela elaboração do exame. Ela acredita que pode ocorrer uma mudança em relação aos conteúdos de diversidade. Para ela, um retrocesso para a educação no Brasil. 


O trânsito é intenso nas ruas que dão acesso ao câmpus da PUC Minas, mas a chuva deu uma trégua.
 
Trânsito intenso na portaria da PUC Minas, no Bairro Coração Eucarístico
Trânsito intenso na portaria da PUC Minas, no Bairro Coração Eucarístico (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
 

Família que faz Enem unida, permanece unida

 
Márcia Aparecida Martins, de 50 anos, veio acompanhar os três filhos, que farão o Enem 2021, e ela também prestará as provas. A filha mais nova, Helena Martins Rosa, de 17 anos, busca pontuação para o curso de química.
 
"Estou muito nervosa. É meu primeiro Enem, mas estou muito esperançosa que vai dar tudo certo. Estou preparada. Já Márcia deve tentar a pontuação para  o curso de música, o seu sonho. Ela é graduada em licenciatura em geografia e estuda pedagogia. Os outros dois filhos estão preparados. Carmen Luzia Martins Rosa, de 20, também tentará a pontuação para o curso de música, a jovem é violinista, e o filho Luiz Eduardo Martins Spinardi, de de 25, deve concluir o curso de física na UFMG e se obtiver boa nota fará outro curso superior.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)