(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Enem 2019: candidatos começam deixar locais de prova no segundo dia do exame

Primeiros alunos a terminar o teste o avaliam como 'cansativo'. Muitos acharam a prova de matemática mais fácil que a do ano anterior, porém com muitos cálculos


postado em 10/11/2019 16:15 / atualizado em 10/11/2019 17:31

(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Os candidatos começaram a deixar os locais de prova do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na tarde deste domingo. Os estudantes puderam sair a partir das 15h30, mas sem levar o caderno da avaliação. Neste segundo dia de prova, os candidatos encararam o teste de Matemática e Ciências da Natureza. O exame termina às 18h30. O fluxo é intenso na saída da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), no Bairro Coração Eucarístico, na Região Noroeste de Belo Horizonte.

Jackson Gabriel , de 21 anos, quer cursar educação física e achou a prova cansativa. "Não foi como eu esperava, não foi igual ao ano passado. Achei que a prova de exata foi muito mais complexa, com muitos cálculos. Isso cansa a cabeça e fica difícil de encarar a prova até o final", disse. Já as questões de biologia ele avaliou como "tranquilas". Ele espera alcançar a nota média para passar no curso desejado. "Agora, eu vou para casa descansar e assistir ao jogo", disse o jovem.

A candidata Clésia Denise dos Santos Brandão, de 38, discorda que a prova estava difícil. "Esse é o quarto ano que faço o Enem. Achei muito diferente a prova. Fugiram do padrão anterior foi muito tranquila. Só tive dificuldade com química, que já é uma disciplina que eu acho mais complicada", contou ela, que que fez a prova pela quarta vez. O sonho dela é cursar medicina.

Para a jovem Francelly Villaça, de 27, vencer o cansaço continua sendo o principal desafio da prova. "É uma prova de resistência, muito difícil conseguir ficar até o final. Mas, esta é a terceira vez que eu faço e achei o ano mais tranquilo de todos. A prova de exatas não estava difícil e, em relação à polêmicas, as questões se mantiveram neutras", contou ela que quer fazer biologia ou arquitetura.

Teve também quem assumiu que não se deu muito bem na prova. Esse foi o caso do jovem Daniel Ribeiro, de 20, que foi um dos primeiros a deixar o exame: "Se fiz dez questões, foi muio. Muito difícil essa prova. E é difícil de encarar todo esse tempo", disse ele. Ele conta que quer cursar economia, mas não pretende ingressar pelo sistema do Enem. "Já desisti disso", disse.  Agora, ele vai assistir ao Clássico para curtir o resto de domingo.


Gabaritos do Enem 2019

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os gabaritos do Enem serão divulgados no dia 13 de novembro. No dia, os participantes poderão acessar os gabaritos pelo portal do Inep e pelo aplicativo do Enem. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. Mesmo com o gabarito em mãos, não será possível saber a nota final do Enem. Os resultados individuais serão divulgados, também, na Página do Participante e no aplicativo do Enem, a partir de consulta com CPF e senha, em data a ser anunciada com previsão para janeiro.

Domingo anterior

No domingo passado, mais de 3,9 milhões de candidatos realizaram a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - 76,9% dos 5,1 milhões de inscritos deste ano. Com o grande volume de participantes, o exame registrou apenas 23,1% de ausentes, ou seja, 1,2 milhão de pessoas não compareceram para fazer o exame.

Outro recorde também fez parte do primeiro dia: 91% dos estudantes inscritos visualizaram o cartão de confirmação da inscrição. Outro dado é que 376 candidatos foram eliminados. Novos números serão divulgados ainda no início da noite deste domingo.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)