postado em 01/11/2019 06:00 / atualizado em 03/11/2019 10:28
(foto: Flickr
)
Mais de 5 milhões de estudantes fazem no domingo a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação.
E o bate-papo para tirar as dúvidas continua hoje, com transmissão ao vivo, às 14h, pelo Facebook do jornal. Na semana que vem, os professores esclarecem questões de matemática e ciências da natureza, temas da prova do domingo, dia 10.
Com tantos assuntos abordados no Enem, a primeira orientação dos professores, ao abrir a prova, é ir direto para conhecer o tema da redação, para começar a se familiarizar com ele. “A mente vai criar um distanciamento e vai planejar esse texto de forma mais adequada”, afirma o professor de redação Pedro Mamede. A partir daí, o candidato deve escolher começar a responder às questões da área que gostar mais, português, literatura, ciências humanas ou língua estrangeira – espanhol ou inglês.
“Ao escolher a matéria com que tem mais afinidade, o candidato vai se acalmar e conseguir se desenvolver de uma maneira mais coerente”, aconselha o professor de inglês Paulo Bastos. E se por acaso o candidato “travar” em alguma questão, não é para se apavorar. Deve seguir adiante e, no final, retornar à questão, já que não há tempo a perder. Cada questão demanda, em média, 2 minutos e 48 segundos para ser feita.
Como a prova de literatura, em especial, conta textos longos, que demandam tempo, a professora da disciplina Denise Frade orienta que o candidato, primeiro, leia o enunciado e as alternativas. “O enunciado traz os comandos que o aluno precisa ficar atento. Ele vai falar qual é o ponto central que será preciso extrair daquele texto”, afirma Denise.
Múltipla escolha
Nas provas de múltipla escolha, não é recomendado que o aluno marque qualquer resposta, pois o sistema de correção da prova consegue detectar se houve “chute”, a partir de uma relação sobre o nível de dificuldade da questão. Nesse caso, os professores reforçam que é necessário, primeiro, eliminar as respostas que fujam completamente ao que pede a questão. “Às vezes, o aluno vai pensar 'será que é verdade'? Mas não existe pegadinha na prova do Enem. Muitas vezes, a resposta já está no enunciado”, alerta o professor de espanhol Paulo Rabindranath.
A prova do Enem traz na sua essência a defesa dos direitos humanos e a discussão de temas da atualidade, dois pontos para os quais o candidato deve ficar atento, segundo a professora de redação Janiny Nominato. “Temas quentes que a gente aposta para a redação são evasão escolar e doação de órgãos. Geralmente, eles escolhem assuntos relacionados a leis publicadas no primeiro semestre”, diz.
Não perca, nos dois domingos, gabarito extraoficial das provas do Enem 2019, parceria Chromos/Portal Uai.
Sobre o Enem 2019
Com mais de 5 milhões de inscritos confirmados em todo o país, o principal caminho para ingresso no ensino superior no Brasil chega ao seu vigésimo primeiro ano e gera expectativas nos candidatos às vagas nas várias universidades públicas espalhadas pelo país.