(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Educação

Estratégias sobre leitura e interpretação de poesia para o Enem 2023

Aprenda tudo sobre leitura e interpretação de poesia para a prova de Linguagens do Enem e garanta a sua aprovação no vestibular


09/08/2023 17:30 - atualizado 09/08/2023 18:41
462

*Conteúdo produzido por Flávio de Castro

A leitura é fundamental para ter sucesso no Enem 2023
A leitura é fundamental no desenvolvimento de habilidades necessárias para ter sucesso no Enem 2023 (foto: Freepik)

Uma das queixas que mais ouço na sala de aula é sobre a dificuldade que os estudantes sentem em ler e interpretar o gênero lírico – poesia - na prova de linguagens do ENEM. Faz todo o sentido, afinal de contas, a poesia é a forma mais sofisticada da linguagem literária, e ler poesia requer paciência, atenção e sensibilidade. A teoria sobre a arte poética pode ajudar bastante no processo interpretativo, mas é, definitivamente, a prática continua de leitura que proporciona o desenvolvimento das habilidades de interpretação.

Antes de tudo é importante partir do conceito: afinal, o que é poesia? A palavra poesia vem do grego poíesis e significa “ação de fazer, criar alguma coisa”. Ou seja, poesia é invenção, é criação. É uma forma do gênero lírico (aquele que expressa sentimentos), geralmente é escrita em versos e estrofes e sua linguagem é conotativa, ambígua e, por assim dizer, estranha. Estranha no sentido que, para ler poesia, devemos contemplar as palavras além da sua superfície, buscando seu sentido oculto, transgressor. Vejamos esse breve e intenso poema do inglês William Blake (1752 – 1827), intitulado “A rosa doente”, que revela o perigoso amor entre uma flor e a praga que a devora: 

Ó Rosa, estás doente!
Um verme pela treva
Voa invisivelmente
O vento que uiva o leva
Ao velado veludo
Do fundo do teu centro:
Seu escuro amor mudo
Te rói desde dentro.

Perceba, inicialmente, a estrutura sonora do texto, leia-o em voz alta se for preciso. Além das rimas podemos perceber a repetição do fonema “v” em vários versos (essa figura se chama aliteração), sugerindo o som do “vento que uiva”. Em seguida, tente imaginar a cena descrita: é possível ver a escuridão noturna e sentir a textura aveludada das pétalas da rosa. E, finalmente, pense no sentido do texto: o verme vai devorando a rosa de fora para dentro, das bordas até o centro (botão), de modo a roer e, consequentemente, adoecer a flor. Uma interpretação possível é pensar o amor como uma força que, ao transpor a superfície das aparências, atinge, finalmente, a alma das pessoas -  e nem sempre essa aproximação termina bem. Trata-se, portanto, de uma metáfora para o poder destrutivo que algumas paixões possuem.  

Para analisar esse poema, fizemos três percursos. Em primeiro lugar “escutamos” o poema, para perceber seu ritmo, suas rimas e sua musicalidade. Em segundo lugar “imaginamos” o poema, dando forma às imagens e sensações que os versos sugerem. E em terceiro lugar, finalmente, “pensamos” o poema e atribuímos um sentido para o texto.  
 
Ezra Pound (1885 – 1972), foi um dos principais poetas do século XX e um dos maiores especialistas no gênero lírico. O escritor estadunidense escreveu um pequeno e valioso manual de interpretação poética chamado O ABC da Literatura (The ABC of Reading, 1934), que pode nos ajudar a interpretar poesia de forma mais significativa nas provas, simulados e leituras desinteressadas. Em seu ensaio, Pound diz que devemos considerar três dimensões do texto poético:
  1. melopeia: o som das palavras;
  2. fanopeia: as imagens e sensações que as palavras sugerem;
  3. logopeia: o sentido das palavras. 
Foi exatamente isso o que fizemos ao interpretar o poema de William Blake. 

A sugestão é, portanto, que você não pule etapas e tente ir diretamente ao sentido do poema. Pois um poema não é feito apenas de sentido, mas também de ritmo, imagens e sensações. Fazendo essas três leituras é possível desvendar três “camadas” diferentes do texto e, em vários casos, as duas primeiras camadas podem ajudar no entendimento da terceira. É isso. Ter um método para ler poesia, sem afobamento, pode ser decisivo para o bom entendimento do texto e o consequente acerto da questão em sua prova. Espero que tenha gostado da dica, agora é colocar em prática, revisando questões de interpretação de texto poético que caíram nas últimas edições do ENEM. Bom trabalho! 

Você também pode estudar on-line

No detonline.com.br você pode ter atendimento ao vivo personalizado voltado para o plano de estudos
No detonline.com.br você pode ter atendimento ao vivo personalizado para construir seu plano de estudos (foto: Divulgação)

Estude no Detonline: plataforma digital de aulas ao vivo e gravadas que oferece curso baseado em aprendizagem adaptativa, com estudo personalizado e individual, o melhor corpo docente de Minas Gerais, tira dúvidas ao vivo, biblioteca completa, simulados inéditos e banco de questões, foco no alto desempenho e uso de metodologia de Ensino Det. Tudo para potencializar o ensino e garantir o sucesso do seu aluno no Enem e Vestibulares mais difíceis por todo o país.

O Detonline também oferece um exclusivo aplicativo de monitoria para tirar dúvidas, onde o aluno pode enviar questões 24h e 7 dias por semana por vídeo, foto ou áudio. Além de aulas ao vivo via google Meet (com interação aluno professor), lista de exercícios semanais, plano de estudos com os próprios fundadores da plataforma e muito mais.
 
Flávio, professor do Detonline, e o aplicativo para dúvidas
Professor Flávio do Detonline e o aplicativo para dúvidas (foto: Arquivo pessoal)

Retome seus estudos com o Colégio e Pré-Vestibular Determinante

Camila Ferreira e Renato Ribeiro, diretores do Colégio e Pré-vestibular Determinante junto de alunos aprovados em Medicina
Camila Ferreira e Renato Ribeiro, diretores do Colégio e Pré-vestibular Determinante com alunos aprovados em Medicina (foto: Divulgação)
 
Para voltar a rotina de estudos e conseguir engajar bem em seus objetivos o Colégio e Pré-Vestibular Determinante se propõe em ser seu maior alicerce neste momento, te auxiliando com planos de estudos eficientes, professores qualificados e uma educação humanizada, que prioriza a individualidades dos alunos. Além disso, a instituição conta com o melhor e mais atualizado material didático do país, que proporciona aos seus alunos maiores oportunidades de aprendizado.

Se interessou pelas oportunidades de aprendizado e estudos oferecidos pelo Determinante? Acesse o site e conheça mais sobre a instituição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)