(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA UNIDADE

Bernoulli abrirá unidade no prédio onde estava Colégio Pitágoras

Instituição de ensino será instalada no prédio da Avenida Prudente de Morais, no Bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul de BH


04/10/2022 13:26 - atualizado 04/10/2022 19:31

Fachada do antigo Colégio Pitágoras vista ao fundo da imagem. na frente, folhas secas no chão sobre o gramado
Fachada do antigo Colégio Pitágoras, que, agora, será a sede do Colégio Bernoulli (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O edifício onde funcionava o Colégio Pitágoras, um dos mais tradicionais de Belo Horizonte, na avenida Prudente de Morais, no Bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul, vai abrigar uma nova unidade do Colégio Bernoulli. O patrimônio da cidade, construído na década de 1950, receberá alunos do ensino infantil até o 1º ano do ensino médio. 

O local, com 18 mil metros quadrados, tem quadras para práticas esportivas, além de ser arborizado. Em agosto deste ano, o prédio foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio de Belo Horizonte (CDPCM-BH), na 104ª Sessão Extraordinária, por meio de videoconferência.  

Segundo o copresidente e fundador do Bernoulli Educação, Rodrigo Fernandes Domingos, já tinha um tempo que a instituição procurava um prédio para instalar uma nova unidade. “Havia um tempo que buscávamos possíveis locais, mas coincidiu da edificação ficar disponível, já que o Colégio Pitágoras o devolveu. Com isso, surgiu a oportunidade e, por ser um prédio escolar, ter uma área grande e está bem localizado, percebemos que era o ideal”, explicou.

As atividades na nova unidade do Bernoulli estão previstas para iniciar em 2024. “Existem alguns trâmites necessários. Faremos uma revitalização de algumas partes possíveis para o projeto de funcionamento, mas respeitando as normas do tombamento. Afinal, é um prédio histórico”, disse.

História do prédio

Com mais de 72 anos de história, segundo documentos da Fundação Municipal de Cultura, o prédio abrigou, inicialmente, uma unidade do Colégio Sacré Coeuer de Jesus de Belo Horizonte. A edificação foi erguida em partes dos lotes 31, 33, 35 e 37, da ex-Colônia Afonso Pena. 

As colônias foram incorporadas à zona suburbana da cidade e nunca serviram ao propósito inicial, que era de abastecimento da capital, inaugurada em 12 de dezembro de 1897. 

Em 1952, a primeira parte da edificação foi estendida entre as ruas Iraí até a Rua Santa Madalena de Sofia. Já em 1958, foi adicionado um bloco lateral esquerdo e parte do bloco central é direcionada para a Avenida Prudente de Moraes. Em 1969, as construções foram concluídas com a instalação da capela, projetada por Vicente Buffalo, aluno da primeira turma da Escola de Arquitetura de Belo Horizonte, fundada em 1930. 

O fundador do Bernoulli conta que a instalação da unidade no prédio influencia na educação dos alunos. “Trabalhamos na prática com os nossos estudantes a questão da preservação da nossa história, da nossa memória e passado. O prédio, em si, é muito importante para uma escola, então ficamos muito felizes em adquirir um local tão importante historicamente e com características tão relevantes. Afinal, colabora com o nosso propósito de oferecer uma educação de qualidade”, contou. 

O colégio Sacré Coeur de Jesus ficou instalado no prédio até a década de 1970, quando foi cedido o lugar para o Colégio Pitágoras Cidade Jardim, pertencente ao grupo fundado em 1960 e formado pelos jovens Evando Neiva, Júlio Cabizuca, Marcos Mares Guia, João Lucas Mazoni Andrade e Walfrido Mares Guia. 

“Muitas pessoas estudaram ali, tem memórias. Por isso, ter essa oportunidade de dar continuidade a educação em um patrimônio histórico é motivo de muita alegria para nós. É um prédio lindo e trabalharemos para a manutenção das características históricas dele, o preservando”, afirmou Rodrigo. 

Colégio Pitágoras encerrou suas atividades este ano

A unidade do Colégio Pitágoras tem mais de 55 anos de atividade e atuava do ensino infantil ao ensino médio. Em novembro do ano passado, o colégio anunciou que encerraria suas atividades em 2022 e firmou uma parceria com o Coleguium — outra escola de ensino tradicional de BH — para garantir vagas aos alunos interessados. 

Além de várias unidades de ensino na capital mineira, incluindo de educação universitária, a Rede Pitágoras abriu escolas em vários países, como Iraque, Peru, Angola, Congo Francês, Mauritânia e Equador. Outros estados brasileiros, como Rondônia, Pará, Goiás, Bahia, Maranhão e Amazonas, também abrigaram instituições do grupo. 

Para o copresidente do Bernoulli, os moradores do entorno se sentiram felizes com a instalação da unidade no patrimônio. “O prédio praticamente fez o bairro. Então, ele tem uma história muito forte, sobretudo ligada às questões religiosas. Além disso, por muitos anos, abrigou o Colégio Pitágoras, que é muito conhecido e importante para a história da cidade. Então, tenho a impressão que as pessoas ficaram felizes em saber que instalaremos uma nova escola no local”, contou.

Em 2019, o Colégio Pitágoras se tornou a segundo escola de Minas Gerais certificada como Escola de Referência do Google, que reconhece instituições de ensino, públicas e privadas, que usam as ferramentas Google for Education


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)