(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONTRA O RACISMO ESTRUTURAL

Conferência de Igualdade Racial de Uberaba mira combater racismo na escola

Além disso, outros eixos de trabalho do Plano Municipal de Igualdade Racial foram aprovados para os próximos cinco anos


13/05/2022 21:50 - atualizado 13/05/2022 21:59


Imagem da apresentação do Tambor de Crioula
Tambor de Crioula realizou apresentação cultural no palco do anfiteatro da Prefeitura de Uberaba durante a abertura do evento (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
 
A 5ª Conferência de Igualdade Racial de Uberaba, realizada essa semana no município por meio de quatro grupos de trabalho, destacou o enfrentamento do racismo nas escolas e a implementação da Lei 10.639, que determina a obrigatoriedade da presença da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana" no currículo oficial da rede de ensino.
 
Aproximadamente 200 pessoas, entre autoridades, representantes da comunidade negra e alunos da rede municipal e estadual de Uberaba, compareceram ao anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, nas últimas terça e quarta-feiras (10 e 11/5), quando debateram e aprovaram os eixos de trabalho do Plano Municipal de Igualdade Racial para os próximos cinco anos. Houve apresentação do grupo Tambor de Crioula no dia da abertura do evento.
 
Segundo a Prefeitura de Uberaba, os eixos de trabalho decididos na conferência, foram: enfrentamento do racismo e de outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e étnico-cultural; enfrentamento de todo tipo de violência praticada por meio das invasões de território; enfrentamento da intolerância religiosa e desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural pela promoção da igualdade de oportunidades.
 
 “Nós tiramos excelentes propostas de combate ao racismo, combate à intolerância religiosa, na saúde da população negra, na integração do negro nos mecanismos de poder, no enfrentamento do racismo na escola, na implementação da Lei 10.639, entre outras áreas”, contou a advogada Ivanda Nivaldete, que participou da Conferência, no primeiro eixo de trabalho.
 
O evento foi promovido pela Fundação Cultural de Uberaba, por meio da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial e o Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial (Compir).

As palestras
 
No primeiro dia da 5ª Conferência de Igualdade Racial de Uberaba (10/11), a palestra da Profa. Dra. Maria Cristina de Souza, do Programa de Extensão de Temas Raciais, falou sobre os desafios e perspectivas do movimento negro em Uberaba.

Já no segundo dia (11/5) foi a vez de palestra sobre racismo estrutural no ambiente escolar, ministrada pela Dra. Ms. Rosa Margarida Rocha, e uma palestra sobre os dilemas e perspectivas das questões raciais, com o professor Dr. Aílton de Souza Aragão.
 
Sobre a palestra contra o racismo estrutural no ambiente escolar, a professora Mirelly Viana, da Escola Estadual Frei Leopoldo, considerou o tema muito importante. “Fala sobre equidade racial no chão da escola, uma coisa que a gente vem trabalhando bastante na escola. Também exercitamos a educação por meio das vivências. Se eu falo desse tema com meus alunos, vai ter um significado, mas nada se compara sair daquele ambiente e levar a escola para ocupar lugares públicos”.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)