(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENEM 2022

Inscrições para o Enem começam nesta terça-feira (10/5)

Período de inscrição vai até 21 de maio; Enem será realizado nos dias 13 e 20 de novembro


10/05/2022 09:52 - atualizado 10/05/2022 10:18

Celular com página do participante aberta, luz verde na lateral direita da imagem
Neste ano, pela primeira vez taxa de R$85 pode ser paga por meio de Pix e cartão de crédito (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Começam nesta terça-feira (10/5) as inscrições para o Enem 2022, e vão até o dia 21 de maio. As provas já foram marcadas para os dias 13 e 20 de novembro. Os candidatos devem se inscrever de forma virtual, na Página do Participante, no site do Inep. 

A taxa de inscrição em 2022 é de R$85, sem alterações de valor desde 2019. Pela primeira vez, a taxa de inscrição poderá ser paga por meio de Pix e cartão de crédito. Quem optar pelo boleto, deve quitá-lo até o dia 27 de maio para que a inscrição seja confirmada. Neste ano, o exame será realizado nas modalidades impressa e virtual, que devem ser definidas no momento da inscrição, sem possibilidade de alteração. 

Quem solicitou a isenção da taxa da prova pode conferir o resultado também na Página do Participante. É preciso ficar atento: a solicitação de isenção não a garante, e é importante se certificar se o pedido foi aprovado no site.

Os que desejam realizar a prova em sua modalidade virtual devem fazer a inscrição o mais breve possível, já que serão disponibilizadas 101.100 provas para os primeiros que se inscreverem nessa modalidade. O exame não poderá ser feito em computador particular, e o candidato deve comparecer ao local de prova determinado. 

Ainda que a prova seja feita na modalidade digital, a redação deverá ser feita em formato impresso. No momento da inscrição, os estudantes também escolhem a opção de língua estrangeira que farão na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que só poderá ser alterada durante o período de inscrição, até o dia 21 de maio. 

Também durante o período de inscrição, os candidatos também podem solicitar o atendimento especializado, e o resultado dos pedidos sairá no dia 7 de junho. Os participantes com o pedido negado podem entrar com recurso até o dia 12 de junho, com resultado final liberado em 22/6.
 
O Enem é composto por quatro provas objetivas, cada uma contendo 45 questões, e uma redação. No primeiro dia, 13 de novembro, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Já no segundo dia, 20 de novembro, é a vez das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os horários continuam os mesmos: os portões abrirão às 12h, fecham às 13h e a prova se inicia às 13h30. 

Documentos necessários


2022 é o primeiro ano que o Enem aceitará documentos de identificação digitais, como: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. É importante lembrar que eles devem ser acessados nos aplicativos oficiais do governo, e não podem ser capturas de tela ou fotos. 

Nome social


Participantes que se reconhecem e se identificam pelo nome social (travestis, transsexuais e transgênero) e já o tem registrado na Receita Federal serão identificados pelo nome social no momento da inscrição. Entretanto, é necessário confirmar na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho. 

Para aqueles que não possuem esse registro, mas querem ser identificados pelo nome social, devem realizar a solicitação de tratamento na página do participante também entre as datas de 23 a 28 de junho. Esses candidatos deverão apresentar documentos que expliquem a motivação, que são uma foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)