(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GRADUAÇÃO

Inscrições para o vestibular 2022 da Uemg começam em 18 de janeiro

São 4.734 vagas abertas para o processo seletivo de 121 cursos em 18 municípios do estado


05/01/2022 15:20 - atualizado 05/01/2022 16:29

Escola de Design da UEMG na Praça da Liberdade.
Vagas abertas para graduação (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) está com 4.734 vagas para graduação neste ano de 2022.
 
O edital do processo seletivo conta com 121 cursos presenciais distribuídos em 18 municípios mineiros. As inscrições podem ser feitas de 18 de janeiro a 9 de fevereiro no site da universidade, e a taxa de inscrição será no valor de R$ 5,00. 
 
O preenchimento das vagas será feito por meio do Vestibular Uemg 2022 (que oferecerá 75% das vagas) e será organizado e executado pelo Instituto AOCP. Já a seleção via SiSU acompanhará o cronograma a ser definido pelo Ministério da Educação e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU, com os 25% restantes).
 
O vestibular será composto de provas de conhecimentos gerais, comuns a todos os cursos, com 48 questões de múltipla escolha, considerando os conteúdos do núcleo comum ao ensino médio, e uma questão aberta, de redação. Elas serão aplicadas presencialmente nas cidades nas quais a universidade oferece os cursos em 6 de março, em local a ser informado no Comprovante Definitivo de Inscrição.
 
Para os candidatos aos cursos de Música, oferecidos em Belo Horizonte, o percurso será um pouco diferente: eles se submetem primeiro a provas de habilidades específicas, realizadas presencialmente na Escola de Música e, sendo considerados habilitados nessa etapa, seguem para as provas de conhecimentos gerais.
 
Para todos os cursos oferecidos no vestibular, no ato da inscrição será possível escolher a categoria na qual se deseja concorrer: pela ampla concorrência (5% das vagas), reserva de vagas (50%) ou pela inclusão regional (20%). Para cada uma delas serão exigidos documentos comprobatórios, listados no edital, a serem digitalizados e oportunamente encaminhados, na aba área do candidato.
 
Para maiores dúvidas basta encaminhar um e-mail para candidato@institutoaocp.org.br, ou pelo telefone 0800-603-4200 e Fale Conosco a ser disponibilizado na área do candidato.
 
O Programa de Seleção Socioeconômica da Uemg (Procan) reserva 50% das vagas do vestibular para candidatos nas seguintes categorias:
 
  •  Negros, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
  •  Quilombolas, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
  •  Indígenas, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
  •  Ciganos, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
  •  Egressos de escola pública, com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
  •  Pessoas com deficiência.

A Uemg reservou também 20% das vagas do vestibular para candidatos que, ao mesmo tempo, residam nas cidades nas quais a universidade ofereça graduações e que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas (municipais, estaduais ou federais) sediadas no estado.
 
 O candidato poderá optar por concorrer a vaga em uma dessas categorias, ao realizar sua inscrição no site do vestibular.
 
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)