(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EXPANSÃO

Educação anuncia 97 mil vagas para ensino médio integral em 2022 em Minas

Anúncio foi feito nesta quarta-feira. No próximo ano, total de escolas no modelo deve chegar a 601. Matrículas começam no mês que vem


27/10/2021 13:09 - atualizado 27/10/2021 16:29

Escola Estadual Ana de Carvalho Silveira
Escola Estadual Ana de Carvalho Silveira, no Bairro Silveira, Região Nordeste de Belo Horizonte, é uma das que oferece ensino médio integral (foto: Reprodução da internet/Google Maps)


A partir de 2022, Minas Gerais contará com 97 mil vagas para o ensino médio integral em 344 dos 853 municípios do estado. O anúncio da expansão foi feito em uma cerimônia na manhã desta quarta-feira (27/10) na Cidade Administrativa, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte. 

Os números foram apresentados pela secretária de Estado de Educação Júlia Sant’Anna. Segundo ela, atualmente o estado tem 59 mil vagas para essa modalidade de ensino. Com a previsão do ano que vem, o aumento será de 64%. Em 2021, 391 escolas estaduais já aplicam o ensino integral. No ano que vem, serão 601, aumento de 54%. Em 2019, quando a implementação teve início, eram 77 instituições. 

Educação integral
Evolução do ensino médio em tempo integral (foto: Soraia Piva/Arte EM/D.A Press )


Do total de novas escolas, 159 serão do Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) Regular e 51 em EMTI Profissional. No ensino médio integral, não há divisão de turnos. As atividades são divididas ao longo do dia e os estudantes têm autonomia para definir o plano de estudos com base em seus objetivos, com tutoria e orientações de estudo. 



“O Ensino Médio de Tempo Integral Regular é aquele nosso clássico que tem o equilíbrio das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular com foco - e isso também se reflete no profissional -, da construção do projeto de vida, mas a carga horária básica é das disciplinas clássicas. Para alguém que tenha o desejo de seguir no ensino superior, que ainda não definiu muito bem seu desejo profissional de futuro,”, explica a secretária.

“Em relação ao Ensino Médio de Tempo Integral Regular, vinculado à educação profissional, muitas vezes são aqueles alunos que estão com uma visão mais próxima, mais urgente do resultado do projeto profissional. E vão poder muitas vezes estarem empregados tão logo se conclua o ensino médio. Por isso é muito importante, olhando nesse site, ter a oportunidade de verificar as escolas e os cursos que são disponíveis”, esclarece. 

Formação profissional


Nas escolas que oferecem o EMTI Profissional, há cursos distribuídos nos eixos de informação e comunicação, controle e processos industriais, recursos naturais, produção industrial, gestão e negócios e segurança. 

A SEE trabalhou com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social para definir quais cursos seriam oferecidos no EMTI Profissional. “Toda a criação de cada curso depende muito de como é o setor produtivo local de cada região do nosso estado, o que nos dá bem mais segurança no processo de empregabilidade ao fim do ensino médio”, destacou. 

A presidente do Instituto Sonho Grande, organização sem fins lucrativos que colabora com estados e outras organizações no acompanhamento da implementação expansão do ensino integral, Ana Paula Pereira, afirmou que dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 mostram que as escolas nesse modelo apresentam pontuação de 4.7, contra 4 no ensino comum. “Esse modelo gera mais aprendizado de língua portuguesa e matemática, mas retém mais o aluno na escola. Tem menos reprovação e menos abandono”, destacou. 

O governador Romeu Zema (Novo) também destacou o mercado de trabalho para os egressos. “Vai aumentar as chances de emprego e de passar no vestibular. Nós vamos fazer muita diferença na vida dessas pessoas, que hoje passam a ser 97 mil alunos”, comentou. 

Também no evento, foi feito o lançamento de um livro sobre a experiência da implementação do ensino integral nas escolas estaduais de Minas. 

Matrículas começam em novembro


A secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’Anna, informou que, para a expansão, o estado dispôs de um recurso adicional de R$ 800 milhões para a compra de mobiliários e equipamentos para as escolas. “Estamos concluindo mais de 1,2 mil reformas de escolas. Recebendo também mobiliário de estudantes que era algo muito deficitário. Então, temos a segurança de que os alunos serão muito bem atendidos no tempo integral”, afirma.

O corpo docente é formado por professores, servidores do estado formados na metodologia dos parceiros do programa no estado. “Eles nos ajudaram muito na composição da matriz curricular e da ementa. A partir daí, fazemos o processo de formação dos professores com base nessa construção e eles seguem no processo de ensino dos nossos estudantes”, detalha. 

As matrículas começam no mês que vem. “A partir de hoje, qualquer cidadão pode verificar no site  querointegral.com.br , clicando em cada um dos municípios, a lista das escolas da expansão do tempo integral. E a partir de 17 de novembro, abre o nosso site de matrículas informatizadas. Vai ser possível realizar a matrícula de 17 de novembro a 10 de dezembro. Temos o resultado dessa alocação em 20 de dezembro. Vai ser bastante democrático esse processo”, pontuou. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)