(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Escola realiza gincana com ex-alunos que moram no exterior

Escola estadual de Cachoeira de Minas, no sul do estado, promove gincana aos sábados com a participação de ex-alunos que moram no exterior


02/09/2021 15:05 - atualizado 02/09/2021 15:23

Temas como educação, saúde, lazer, preconceitos foram discutidos por cada representante de um determinado país
Temas como educação, saúde, lazer, preconceitos foram discutidos por cada representante de um determinado país (foto: Reprodução)
A equipe gestora, supervisoras e professores da Escola Estadual Senador Bueno de Paiva têm se dedicado no planejamento de cada sábado letivo, em Cachoeira de Minas, no sul do estado, para manter o interesse e o envolvimentos dos estudantes com a atividade escolar. Dentro desse planejamento, foi criada uma gincana envolvendo ex-alunos da escola que vivem ou viveram no exterior e os atuais alunos.

O total de estudantes matriculados na escola é 578 – ensino fundamental 2  (6° ao 9° ano).  Os temas e as atividades são elaborados conjuntamente por equipes pré-estabelecidas.
 
“Os desafios são muitos e manter os alunos envolvidos e interessados nas atividades dos sábados letivos tem sido uma tarefa árdua, mas, ao mesmo tempo, prazerosa. Os professores se reinventam  e sempre buscam fortalecer o diálogo com os alunos e a família”, reconhece a diretora Fabrícia Aparecida Ribeiro Costa Oliveira.
 
No início de agosto, a escola, liderada pelos professores dos componentes curriculares de Geografia e História, deu início às atividades da "Gincana de História e Geografia”, da qual participam todos os alunos do 6° ao 9° ano.

O tema foi “Nossa Terra! Nossa gente faz história e conta história". Essa atividade já era realizada na escola desde 2010 e em 2020, devido à pandemia e ao REANP (Regime Especial de Atividades Não Presenciais), o evento não foi realizado.
 
Para esse ano, o projeto foi dividido em três etapas. A primeira foi com provas antecipadas e pontuações estabelecidas; a segunda, o bate-papo “volta ao mundo” com os convidados especiais (live google meet); e a terceira será on-line para  o encerramento com provas ao vivo.
 

Conhecimentos sem limite

Com o intuito de ampliar o conhecimento dos  alunos e valorizar os ex-alunos e as famílias, em 2021 a  gincana aconteceu de forma on-line.

Estabeleceu-se o tema, as tarefas e as datas para a entrega das tarefas. que tiveram  o objetivo de envolver as famílias: a primeira foi descobrir ex-alunos que moram, trabalham ou já trabalharam no exterior com o objetivo de fazerem um vídeo relatando a experiência vivenciada; a segunda foi pedir que pessoas conhecidas contassem uma história folclórica da nossa região; a terceira era fotografar um prato típico consumido pela família; e na última tarefa, o aluno deveria enviar fotos caracterizado de personagens folclórico.
 
A equipe organizadora convidou e alguns alunos indicaram ex-alunos que estão  no exterior. Eles foram convidados a participar do sábado letivo pela plataforma Google Meet. Participaram ex-alunos da Austrália, Canadá, Egito,Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Estônia, França, Paraguai, Polônia e Portugal.
 

Entrevistas

Cada convidado foi entrevistado por um professor da equipe responsável pelo projeto. Alguns temas como educação, saúde, lazer e preconceitos foram discutidos por cada representante de um determinado país.

Eles tiveram a oportunidade de contar peculiaridades do país onde moram. Os alunos fizeram perguntas e aconteceu uma interação rica em conhecimentos.
 
 Todos os participantes da reunião virtual  aprenderam um pouco de cada país, pois os convidados transmitiram a vivência de diversas partes do mundo. Todos os relatos trouxeram vida à geografia e à historia, fato constado quando uma aluno do 6° ano escreveu no chat:” Pensei que as múmias eram apenas dos livros.” Os pais e alguns membros da comunidade acompanharam e  todos apreciaram o evento.
 
 A idealizadora do projeto, professora Mariana Aparecida Pereira e Oliveira, do componente curricular geografia, destacou que “no início do REANP pensei em desistir do cargo, mas graças ao auxílio da professora de história Ana Rosa Oliveira Reis e de outros companheiros de trabalho segui firme. Vencido um primeiro momento, propus a estudar e busquei as ferramentas alternativas de aprendizagem –  plataforma para elaborar palavras , kahhot , criei um canal no You tube (Canal GeoMari) , aula por meio do aplicativo whatssap sala de aula etc. Tudo isso contribuiu para lançar a ideia da reunião com todas as partes do mundo. Foi um trabalho complexo, valeu a pena e os objetivos foram alcançados.”
 
O professor de história Miller Augusto Costa Araujo completou dizendo que “a gincana foi muito feliz no sentido de ilustrar de forma prática o contexto de globalização em que vivemos atualmente, por meio de pessoas de nossa cidade e lugares que os alunos veem apenas nos livros de história e geografia!”
 
A professora de história Lucimara Ribeiro de Oliveira Pereira enfatizou: ”Me sinto honrada por participar da gincana. Os ex-alunos da Escola Senador desbravando o mundo nos trouxeram a história mais próxima da realidade mundial. Os relatos da história, da cultura  e curiosidades relatado pelos convidados enriqueceram ainda mais o nosso sábado letivo".
 
A próxima etapa do projeto ocorrerá  no dia 11 de setembro, quando haverá a exibição de diversos vídeos enviados nas provas antecipadas de ex-alunos que moraram ou moram no exterior e dos contos folclóricos. Também será realizado o jogo “Show do Milhão”, no qual o aluno que responder primeiro e certo marcará ponto para a sua sala. Em seguida, o desafio “Caça ao tesouro” – os alunos terão que encontrar objetos de artesanato em casa.
 
Neste dia, serão conhecidos os vencedores da gincana, uma turma do turno matutino e outra do turno vespertino.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)