(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EXAME NACIONAL

Enem Digital: aplicação do modelo-piloto do Inep começa hoje; veja as dicas

A expectativa é que 93.217 candidatos façam a prova digital em 104 cidades brasileiras, e apesar da forma digital, a redação permanece manuscrita


31/01/2021 04:00 - atualizado 31/01/2021 08:33

(foto: Divulgação/Inep)
(foto: Divulgação/Inep)

As provas digitais do Enem 2020 ocorrem hoje (31/1) e no próximo domingo (7/2). Ao todo, 96.086 candidatos confirmaram a participação na prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está implementando o modelo-piloto de aplicação e tem previsão de consolidação em 2026.
 
O Inep liberou 100 mil inscrições para a versão digital e 96.086 confirmaram a participação em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Entretanto, não haverá aplicação para 2.896 dos inscritos no Amazonas, devido à crise do oxigênio e desdobramentos da COVID-19 no estado.
 
Sendo assim, 93.217 inscritos farão a prova em 104 cidades brasileiras, nos laboratórios de informática de algumas instituições selecionadas pelo Inep, ou seja, apesar de a modalidade ser on-line, não será a distância. Segundo o Inep, os locais de prova já estão disponíveis para consulta na Página do Participante desde 15 de janeiro.
 
Apesar do alto nível de abstenção no 2º dia de provas impressas, em Minas Gerais, são 8.695 inscritos para a avaliação digital e os testes serão aplicados em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sete Lagoas e Uberlândia. Em todo o país, foram 3.052.633 ausências, e desse número, 328.747 estão em MG.
Ao começar a prova, o participante terá que clicar na opção de “ler instruções da prova”. Em seguida, inserir a chave de acesso, conferir os dados e, somente após essas orientações iniciais, começará as questões clicando em “iniciar prova”. É possível marcar/desmarcar questões quantas vezes for possível, pois há opções de clique em “anterior” e “próxima”.
 
No primeiro dia, serão realizadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Apesar de ser prova digital, a redação será manuscrita e os participantes deverão levar caneta de tinta preta e material transparente, assim como acontece na versão impressa.
 
Já no segundo dia de exame, as provas são de matemática e ciências da natureza e, geralmente, os alunos usam mais rascunho para cálculos, mas não há motivo para desespero, pois o Enem Digital conta com um ícone de rascunho, que permite fazer anotações livres na prova por meio da ferramenta virtual.
 
De acordo com o Inep, os alunos terão lugares predefinidos, computadores sem acesso à rede ou entradas USB/CD e apenas o ambiente de prova estará disponível. Além disso, se a máquina apresentar algum problema técnico, as salas terão um ou dois computadores reservas. É possível pausar o teste clicando em um ícone de cadeado, mas o tempo não para. O relógio continua rodando e diminuindo nas horas disponíveis para realizar a prova. Ao terminar todas as questões, o candidato terá que fazer uma etapa de verificação, para confirmar a entrega do teste. Por cerca de três vezes é preciso validar o término.

REAPLICAÇÃO DAS PROVAS

Os alunos que tiveram problemas terão as justificativas avaliadas pelo Inep, assim como atestados médicos e demais documentos que comprovem a necessidade de participar da reaplicação. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 12 de fevereiro. A reaplicação será em 23 e 24 de fevereiro, e nessas datas, os candidatos do Amazonas, pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) e candidatos prejudicados por salas lotadas também farão as provas.
 
*Estagiária sob supervisão de Enio Greco


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)