(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus: apesar dos protestos, estão abertas inscrições para o Enem 2020

O cadastro pode ser feito até 22 de maio. Nas redes sociais, estudantes reclamam da insistência do Ministério da Educação em manter o calendário de provas


postado em 11/05/2020 13:59 / atualizado em 11/05/2020 14:27

Ministério da Educação mantém cronograma para o Enem mesmo com protestos pedindo o adiamento(foto: Helio Montferre/Esp. CB/D.A Press)
Ministério da Educação mantém cronograma para o Enem mesmo com protestos pedindo o adiamento (foto: Helio Montferre/Esp. CB/D.A Press)

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira (11) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem). Apesar dos inúmeros protestos virtuais de estudantes pedindo o adiamento da prova, o cronograma disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) segue o mesmo.

O cadastro pode ser feito na página do Enem até 22 de maio. O prazo para o pagamento da taxa de inscrição de R$85 vai desta segunda-feira até 28 de maio. Segundo o Inep, a gratuitidade da taxa será garantida a todos os participantes que se enquadram nos perfis  especificados pelos editais, mesmo sem que pedido formal. Por isso, mesmos os estudantes que, inicialmente, não conseguiram a isenção devem se inscrever.

Reação dos estudantes


O primeiro dia de inscrições causou uma série de manifestações negativas nas redes sociais. Nas publicações, deputados chamam da atitude do MEC de “injusta” e “cruel”.



Enquanto isso, estudantes questionam a permanência do calendário em meio à pandemia, uma vez em que estudantes da rede pública estão sem aulas. O principalmente argumento levado em consideração pelos internautas  é a  parcela considerável de alunos que não têm acesso à internet.

 

Releitura

Para promover a hashtag #AdiaEnem,, a União Nacional dos Estudantes (UNE), organização estudantil brasileira, publicou no perfil do instagram uma releitura do filme publicitário feito pelo MEC, informado que Enem 2020 não será adiado com o slogan “A vida não pode parar”. No vídeo, estudantes reais comparam diferentes realidades que disputaram o exame da mesma. Confira:

Confira o calendário de datas para o Enem 2020

11 a 22 de maio: Inscrições pelo site
11 a 28 de maio: Pagamento da taxa de inscrição
Outubro de 2020: Divulgação do cartão de confirmação da inscrição
1º e 8 de novembro: Prova impressa
11 de novembro: Divulgação de gabaritos da prova impressa
22 e 29 de novembro: Enem digital
2 de dezembro: Divulgação de gabaritos do Enem digital
Janeiro de 2021: Divulgação de resultados e abertura do Sisu


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)