(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA NO ENSINO

Google fecha parceria com o UniBH e leva inovação ao centro universitário

Instituição de ensino superior é a primeira em Minas a receber consultoria do gigante tecnológico para implantação de plataforma voltada para a educação


postado em 12/12/2019 06:00 / atualizado em 12/12/2019 08:03

Laboratório de informática do centro universitário, o primeiro de Minas a receber a tecnologia da Google for Education(foto: Maykel Douglas/UniBH )
Laboratório de informática do centro universitário, o primeiro de Minas a receber a tecnologia da Google for Education (foto: Maykel Douglas/UniBH )


Inovação aliada ao ensino. Com as novas tecnologias, as constantes transformações estão revolucionando o sistema tradicional de educação e melhorando a experiência de professores e alunos. A utilização de técnicas modernas que possibilitam uma maior conexão entre as pessoas tem impulsionado diversas mudanças no ensino. Pensando nisso, o Google está fazendo uma parceria inédita em Minas Gerais: a plataforma oferece ao Centro Universitário UniBH  consultoria especializada na implantação da tecnologia Google for Education, além suporte completo na implantação da técnica.

A parceria entre a instituição de ensino e o Google será firmada hoje em São Paulo. Por meio dela, o UniBH terá benefícios como a implementação de metodologia de fluência digital para os professores; integração tecnológica gratuita Google for Education no contexto acadêmico e administrativo; formação da equipe de Tecnologia de Informação e Comunicação com foco em melhoria no atendimento de demandas acadêmicas; e redução de custos. A consultoria é formada por um grupo de educadores que vêm estudando há mais de 12 anos os benefícios da tecnologia na sala de aula e como ela pode contribuir para uma melhoria na qualidade do ensino.

Para o professor e coordenador do curso de geologia, Rodrigo Viana, que desde a semana passada participa junto com outros educadores do UniBH de uma capacitação sobre a plataforma e as formas assertivas de usá-la, a parceria é uma oportunidade de preparar e capacitar ainda mais os alunos. “Estamos tendo a oportunidade de sermos certificados nesse treinamento que é uma referência no mundo. Vemos toda a potencialidade do Google e isso vai ajudar muito para que o professor possa implementar novas técnicas na sua disciplina. O professor vai ter maior agilidade ao fazer a gestão dos conteúdos e também maior flexibilidade. Para o estudante, a parceria também tem outra importante função: ampliar o canal de comunicação professor e aluno”, explica.

De acordo com a diretora do câmpus Buritis Cinthia Rocha, a parceria com o gigante tecnológico é uma importante conquista a ser celebrada. “Estamos elevando a instituição a outro patamar em termos de ensino em Minas. Hoje apenas uma instituição no Brasil recebe essa consultoria. Para nós do UniBH a tecnologia tem que estar o tempo inteiro com o aluno. Estamos investindo em Chromebooks — notebooks desenvolvido pelo Google —, para que nossos alunos não precisem mais de laboratórios de informática. Eles estarão o tempo todo conectados, afinal o mundo é conectado. Acreditamos muito nos frutos que vamos colher ao longo desse trabalho”, comemora.

O Google também vai acompanhar todo o processo dos gestores e docentes durante a adoção de tecnologias como a entrega dos Chromebooks, auxiliando na redefinição de ambientes físicos e orientando ações de marketing relacionadas à parceira Google for Education. Para o Head do Google For Education Brasil, Alexandre Campos, a parceiro visa facilitar a vida de professores e alunos. “A parceria vai beneficiar alunos e professores dentro e fora das salas de aula, através de soluções tecnológicas acessíveis, que promovam maior engajamento de alunos e que tenham foco na capacitação de professores, que são protagonistas fundamentais nessa transformação. O próximo passo da parceria será preparar a UniBH, através dos requisitos de certificação necessários, para se tornar uma Universidade de Referência Google for Education”.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Rachel Botelho


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)