(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Fotógrafos portugueses criam novo conceito para ensaios de gestantes e bebês


06/05/2019 15:30

Fabiano de Abreu e Jennifer de Paula  Foto: Contam Estórias
Fabiano de Abreu e Jennifer de Paula Foto: Contam Estórias

Um dos momentos mais belos da vida de uma mulher é quando dá a luz a um filho. Mas antes disso, existe um processo, a gestação, em que mãe e filho vivenciam experiências devido a mudanças no corpo, de comportamentos e de sentimentos. 

No intuito de fazer um registro singelo e diferenciado da gestação e da gravidez, o casal David e Lissette, que vivem no Porto, resolveu investir em um novo conceito para ensaios gestante e bebé: "somos pessoas simples para quem a família é algo fundamental e a fotografia uma forma de vida. E daí ter a possibilidade de fotografar bebés, crianças e famílias ser mesmo algo de tão gratificante para nós. Fotografar, para nós, é captar a essência daquilo que não se vê. É tornar eternos os fragmentos do tempo, os pequenos pormenores que fazem de nós aquilo que somos num determinado momento e instante. É contar "estórias" com imagens. E assim surgiu a Contam Estórias, nossa empresa", refere David.

Foto: Contam Estórias
Foto: Contam Estórias

Antes de se tornarem os artistas da fotografia que hoje são, David revela como começou no mundo da fotografia e em que altura percebeu que o amor pela fotografia iria mudar toda a sua trajetória de vida: "em plena crise, os nossos ordenados começaram a tardar em chegar. O nosso objetivo de vida era naturalmente sedimentar a nossa carreira profissional, da Lissette e a minha, como arquiteta e gestor de marketing, respectivamente. Mas umas férias de verão vieram a mudar a nossa vida para sempre. Não só porque tínhamos adquirido uma máquina fotográfica, mas porque tivemos a oportunidade de fotografar a bebê recém nascida de uma grande amiga. Quando as férias terminaram, ficámos surpreendidos com as fotografias que tínhamos feito, e ainda sem saber, havíamos deixado entrar o bichinho da fotografia de recém nascidos em nós. Sem conseguir desprender este bichinho das nossas cabeças, começamos a fotografar os filhos dos nossos amigos e posteriormente dos amigos dos nossos amigos. Decidimos então reorganizar o escritório onde a Lissette tinha o gabinete de arquitetura, e transformá-lo num estúdio onde pudéssemos fazer alguns trabalhos de fim de semana. Assim começamos a explorar o mundo da fotografia, e muito rapidamente percebemos que afinal precisávamos crescer neste sentido".

David e Lissette tem recebido cada vez mais casais em seu estúdio em busca de fotografias diferenciadas, inovativas, criativas e de extrema sensibilidade artística: "somos apaixonados, e por isso especializados, pelo nicho da maternidade e recém nascidos, porque nesta área temos a possibilidade de criar experiências, oferecer um momento sem igual, e dar a possibilidade às futuras mamãs de se sentirem mimadas, únicas, fabulosas e elegantes, numa altura em que a gravidade já não joga a favor da estética. Adoramos abraçar e celebrar as características que tornam cada mulher e cada bebé num ser único e especial". 

Dentre os que tem procurado o trabalho do fotógrafo estão a jornalista Jennifer de Paula e o filósofo e escritor Fabiano de Abreu, que procuraram retratar toda a ternura deste momento em um ensaio diferenciado: "Fizemos as fotos para o Fabiano e a Jennifer e foi algo sublime. Já conhecíamos o trabalho do Fabiano e foi muito bom partilhar com ele este momento tão singular do casal. Para nós a fotografia surge como resultado de um trabalho artesanal, e não como um processo automático e em série. Produzimos obras de arte que permanecerão para sempre como registo de um momento sem igual".

Jennifer de Paula  Foto: Contam Estórias
Jennifer de Paula Foto: Contam Estórias

Um dos grandes diferenciais do casal de fotógrafos é perceber como deixar as gestantes confortáveis durante os ensaios a partir da própria perceção: "depois que descobrimos o trabalho da Ana Brandt, e percebemos quão glamorosa pode ser esta fase na vida de uma mulher, sentimos que teríamos algum contributo a dar nesta área da fotografia. As mulheres, especialmente as grávidas, nem sempre se sentem bem consigo mesmas e com as mudanças pelas quais seus corpos estão passando. Elas geralmente se sentem desconfortáveis, quer pelas transformações hormonais como pelas transformações físicas. Adoramos ajudar as mulheres a ver sua beleza e sentir orgulho de si mesmas, dando a si mesmas a confiança de que elas podem ter, e a assumir a maternidade como algo de único e mágico.Gostamos de poder mostrar-lhes como são incrivelmente magníficas, poderosas, fortes e bonitas. A fotografia de recém nascido veio naturalmente, quando começámos a ser procurados para fotografar os bebés das futuras mamãs. Cada bebé é único e especial. Somos então hoje, fotógrafos especializados em Fotografia de Grávida e Recém Nascido, num registo simples e intemporal, depurado de acessórios, cenários ou roupas, onde a luz e a pose assumem um papel central, como elemento vital da nossa linguagem estilística".

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)