Supermercado carnes

Queda na arroba bovina ocorre devido ao aumento da oferta de animais no mercado

Edesio Ferreira/EM
Nos últimos meses, o preço do boi gordo sofreu uma queda significativa, porém, analistas afirmam que os consumidores não estão sendo beneficiados como deveriam. Os supermercados têm sido lentos em repassar a redução dos preços do campo, o que faz com que o poder aquisitivo dos brasileiros continue estagnado.

Houve uma queda de aproximadamente 15% no preço do boi gordo entre abril e maio, mas a carne no atacado teve redução de apenas 7%, e no varejo, entre 2% a 3%. O varejo tem aproveitado essa situação para aumentar sua margem operacional, ou seja, seu lucro.

Tradicionalmente, o varejo não repassa a queda de preços para o consumidor com a mesma velocidade que os preços pagos aos produtores diminuem no campo. A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) foi procurada para comentar a situação, mas ainda não se manifestou.

Entre janeiro e 6 de junho, a arroba do boi gordo teve uma queda de 14,6%, chegando a R$ 244,90. A medida da arroba é utilizada para pesar a carcaça bovina e equivale a 15 quilos. Os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA Esalq/USP).

No mesmo período, a inflação das famílias apresentou uma redução de 3,87% nas carnes nas gôndolas dos mercados. Alguns cortes tiveram quedas mais expressivas, como contrafilé (-5,5%), acém (-5%) e picanha (-4,4%), enquanto o patinho caiu menos (-2,5%). Esses dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda na arroba bovina ocorre devido ao aumento da oferta de animais. O mercado do boi funciona em ciclos e que muitos desses movimentos são explicados pela maior ou menor retenção de fêmeas. Atualmente, tem havido um maior abate de fêmeas.

Entre 2019 e 2020, os preços dos bezerros começaram a subir devido à diminuição da oferta dos bovinos mais jovens. Para que haja oferta de bezerros, é necessário que a vaca seja retida no campo pelo produtor. Em 2020, os produtores começaram a segurar as vacas, e em 2021, mantiveram essa tendência. Com o aumento da oferta de bezerros, os preços passaram a cair, reduzindo o faturamento dos produtores e estimulando um maior abate das fêmeas.