Sede da Unilever em Londres, na Inglaterra
Schumacher "assumirá suas funções como CEO em 1º de julho, após um período de transição de um mês", informou o grupo em um comunicado.
Schumacher, de 51 anos, comanda a fabricante de laticínios holandesa Royal FrieslandCampina desde 2018 e já ocupou vários cargos executivos na gigante americana de alimentos Heinz.
"Hein é um líder dinâmico e orientado por valores empresariais, com uma trajetória diversificada e um excelente histórico na indústria global de alimentos", disse o presidente da diretoria da Unilever, Nils Andersen, em um comunicado.
A Unilever é a matriz de marcas como os sabonetes Dove, desodorantes Axe, sopas Knorr e sorvetes Magnum.
Jope deixou o conglomerado após forte pressão de investidores, depois que não conseguiu comprar a antiga unidade de saúde da gigante farmacêutica GlaxoSmithKline. Ele tinha um total de 37 anos na empresa e ocupava esse cargo desde 2019.
Após a operação fracassada, Jope cortou 1.500 empregos em todo o mundo em uma grande reestruturação, que foi vista como uma tentativa de acalmar os investidores descontentes.
Outros investidores também criticaram-no pela forma como a Unilever procurou melhorar sua imagem em termos de inclusão e de perfil ambiental, considerando que esta campanha foi feita em detrimento da gestão financeira e estratégica.

*Para comentar, faça seu login ou assine