(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MERCADO

Venda de veículos volta a crescer em novembro

Anfavea (associação das montadoras) vem mantendo a projeção feita em julho, em que calcula uma alta de 1% em vendas na comparação com o ano passado


01/12/2022 20:15 - atualizado 01/12/2022 20:18

Veículos no pátio
Por enquanto, no acumulado de 2022, há uma queda de 1,3% na comercialização de veículos leves e pesados (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Os emplacamentos de veículos leves e pesados registraram o segundo mês acima de 200 mil unidades em 2022. Novembro terminou com 204 mil licenciamentos, número que inclui carros de passeio, veículos comerciais leves, ônibus e caminhões. Os dados são baseados no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

 

Na comparação com outubro, houve alta de 12,8%. Já em relação a novembro de 2021, o crescimento é de 17,9%.

 

O resultado, contudo, reduz as chances de o ano superar os números de 2021. Por enquanto, no acumulado de 2022, há uma queda de 1,3% na comercialização de veículos leves e pesados.

 

A Anfavea (associação das montadoras) vem mantendo a projeção feita em julho, em que calcula uma alta de 1% em vendas na comparação com o ano passado.

 

Para que o objetivo seja atingido, o mês de dezembro terá de terminar com 253.210 unidades emplacadas. Por enquanto, o melhor resultado do ano, obtido em agosto, foi de 208,6 mil licenciamentos.

 

Mesmo que, historicamente, o último mês do ano registre sempre o melhor resultado, a Anfavea já considera que a meta dificilmente será batida. Ainda assim, deve celebrar o resultado de 2022.

 

A crise no fornecimento de semicondutores persistiu durante todo o ano de 2022, com poucos períodos de alívio –concentrados na virada do terceiro para o quarto trimestres. Além disso, o encarecimento dos produtos e do crédito dificultaram o fechamento de negócios.

 

As vendas diretas seguem em alta, impulsionadas por locadoras. Na próxima quarta (7), a Anfavea vai divulgar os números de produção e estoque. A expectativa é de reduzir o volume de carros disponíveis nas lojas ao longo do mês de dezembro.

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)