(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Gás encanado em Minas pode ficar mais barato nos próximos seis meses

Liminar garante redução de valor do fornecimento de gás natural da Petrobras para a Gasmig


06/04/2022 20:17 - atualizado 06/04/2022 20:17

Rede de distribuição de gás natural em Belo Horizonte
Rede de distribuição de gás natural em Belo Horizonte (foto: Gasmig/Divulgação)
A Petrobras terá que reduzir o valor do fornecimento de gás natural para a Gasmig, pelos próximos seis meses, conforme determinação da Justiça Estadual. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (6/4) e está relacionada ao segundo contrato (vigência 2022 a 2025) entre as empresas. 

 

Ainda conforme a justiça, o reajuste, em comparação com o primeiro compromisso firmado (vigência 2020 a 2023), deverá ser diminuído para cerca de 40%. Foi definido, ainda, que a Gasmig deverá repassar a redução do custo ao consumidor final - pessoa física e jurídica.

 

A Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais questionou o valor - 100% mais alto que o anterior - praticado pela petroleira em novo acordo de prestação de serviços.

 

"As empresas celebraram o primeiro contrato de fornecimento do insumo em dezembro de 2019. Na época, foi firmado o compromisso para a vigência de 2020 a 2023. Já em fevereiro de 2021, a Petrobras ofereceu à distribuidora mineira a possibilidade de renovação do contrato por mais quatro anos. A companhia mineira entendeu que, naquele momento, não era oportuno aceitar a proposta, em razão da expectativa de conseguir preços melhores, inclusive com a possibilidade da abertura do mercado no setor de distribuição", disse a nota do Governo de Minas.

 

"Com a Petrobrás ciente, uma chamada pública foi realizada, em setembro daquele ano, para conhecer potenciais fornecedores e as condições oferecidas e, assim, definir a melhor contratação. Cinco empresas se candidataram, mas apenas a Petrobras tinha uma proposta completa, tendo em vista que todas as outras participantes dependiam, em algum momento da cadeia produtiva, de serviços prestados pela estatal nacional. O problema, no entanto, é que os valores apresentados estavam dobrados em relação à proposta de renovação feita antes da chamada pública".

 

Em novembro de 2021, a Petrobras encaminhou outra proposta, reduzindo o valor do percentual para 40% (e não mais 100%) em relação ao acordo vigente. Havia, no entanto, uma condicionante: era exigido que a duração do contrato fosse de quatro anos. Sem outro fornecedor viável a partir da chamada pública, a Gasmig acabou assinando o contrato.

 

Diante dos fatos, a justiça revisou a elevação do preço. "Ao que parece, então, a elevação do preço foi apenas resposta à tentativa da Gasmig em adquirir o produto de terceiros", disse a juíza Denise Canêdo Pinto, da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual.

 

De qualquer modo, completa a magistrada, é inegável "o dano imediato ao consumidor em suportar esse novo ajuste de preço". Ainda conforme a juíza, a possibilidade de abuso econômico não está descartada, embora ainda não se possa afirmar, nesse momento processual, que a prática esteja caracterizada.

 

"Fato é que os indícios caminham nesse sentido, já que, pouco antes de elevar o preço a 100%, a própria Petrobras ofereceu renovação contratual ao Estado de Minas, oportunidade em que manteria o preço anterior", observou.

 

Com informações do Governo de Minas 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)