Campo com várias placas solares

Projeto é realizado em parceria com a Solatio Energia Livre e outras empresa do segmento

Energia para TODOS/Divulgação
O Grupo Cartão de TODOS lançou, em parceria com a Solatio Energia Livre e outras empresas do segmento, o projeto Energia de TODOS, que busca oferecer energia solar mais acessível para as classes C e D de Minas. Criado em setembro de 2021, o programa já está implementado em cerca de 25 mil residências.

Ao utilizar o serviço, o usuário recebe a maior parte da energia consumida por meio da geração solar, conseguindo até 15% de desconto na conta de luz da Cemig — 5% está incluído em cashback disponível aos filiados ao Cartão de Todos e via aplicativo. Além das moradias, a empresa atende comércios e indústrias.

A energia solar é oferecida sem custos adicionais de instalação a qualquer interessado (filiado ao cartão ou não). Pelo consumo da energia renovável, é cobrado o valor correspondente à utilização do serviço durante o mês em um boleto adicional, onde consta os custos de produção dessa energia injetada acrescida dos impostos usuais da operação, já incluindo os 10% de desconto.

Energia limpa para todos

De acordo com Luis Fernando Paroli, CEO e co-founder da Energia de TODOS, o projeto é uma forma de proporcionar energia limpa para os que mais precisam.

“Isso garante, além da economia, a qualidade de vida, já que o dinheiro economizado poderá ser utilizado para outra finalidade, além do usuário participar de uma cadeia de produção que prioriza a proteção ambiental”, explica.

O pintor Carlos Ferreira Caetano, morador do Bairro Santa Terezinha, Região Norte de BH, já está usando o serviço há alguns meses, e explicou que o desconto auxilia na renda mensal.

“O desconto e isenção da energia solar está sendo muito bom, pois está me ajudando a economizar, principalmente, no contexto econômico em que estamos vivendo. Inicialmente fiquei receoso, mas, no mês seguinte, o valor foi descontado, e, assim, coloquei credibilidade no trabalho realizado pelo projeto”, explicou.

 

 

Carlos também ressaltou que o Energia de TODOS impacta positivamente a vida das pessoas. “O projeto traz solução para muitos, já que, como temos várias taxas de iluminação pública, o desconto é um valor a ganhar, sobrando, ao final do mês, um dinheiro extra”, completou.

A quantidade de energia promovida é indicada na conta enviada pela Cemig pelos Correios, ficando discriminada como “energia injetada”, que faz parte de “outras taxas”. Portanto, diminui o índice  quilowatts-hora faturados na conta da companhia energética.

Crise energética e sustentabilidade

Por ser uma modalidade de energia amplamente explorada, Minas Gerais é o estado que mais possui placas solares no país. Isso porque o estado detém alto índice de irradiação solar, além da introdução de medidas governamentais, que revogaram a alta cobrança do imposto sobre a energia.

Com o investimento de R$ 80 milhões, a Energia de TODOS distribui mensalmente 3,1 milhões quilowhatts-hora (kWH) ou 3.1 gigawatts (gWh), por meio de 27 mil placas solares, em uma área que corresponde a 80 campos de futebol. O projeto busca também alcançar outros estados, sendo necessário que estes implementem a legislação que vigora em Minas.

“Essa unidade de negócio veio para ajudar a sociedade brasileira em um momento de crise energética gravíssima. Quando expandirmos nossa atuação para todos os estados brasileiros, a mudança será ainda mais significativa, pois o que iremos alcançar representará uma real mudança na matriz energética brasileira, trazendo uma menor dependência da energia hídrica”, assegura Luis, que já foi diretor de operações da Cemig.

Cartão de TODOS

O Grupo Cartão de TODOS Internacional, com sede em Ipatinga (MG) é detentor do maior cartão de descontos do país para serviços de saúde, educação, lazer, finanças e itens essenciais.

Além do Energia de TODOS, o Cartão oferece serviços de telefonia (Alô TODOS), gás (em parceria com Ultragaz), e farmácia (em parceria com RaiaDrogasil).

 

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.