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Estado de Minas NINGUÉM AGUENTA MAIS

Começa nesta 5ª a valer o 0303, novo prefixo de chamadas de telemarketing

Inicialmente, regra vai valer para ligações originadas de celular. Para chamadas feitas a partir de linhas fixas, a medida vai valer a partir de junho


09/03/2022 11:43 - atualizado 09/03/2022 12:13

telemarketing
(foto: Jaikishan Patel/Unsplash)


Está cansado de receber insistentes ligações de produtos e serviços? Não sabe como identificá-las? Tudo deve mudar a partir desta quinta-feira (10/3). É quando entra em vigor a nova regra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que obriga esse tipo de chamada a ser identificado pelo código 0303, que aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise ofertar produtos ou serviços.

 

Em um primeiro momento, a regra vai valer apenas para ligações originadas de telefone celular. No casos de chamadas feitas a partir de linhas fixas, a medida vai valer a partir de junho. As regras constam no Ato nº 10413, de 24 de novembro de 2021, da Anatel e foram publicadas no Diário Oficial da União em 10 de dezembro de 2021.

 

O telemarketing ativo é caracterizado por aquelas chamadas recebidas com a publicidade de serviços ou produtos, gravadas previamente ou não. "Ao longo dos últimos anos, as chamadas de telemarketing têm se tornado cada vez mais abusivas, têm caído em descrédito ou desconfiança pelo consumidor. São chamadas de números diversos que não sabemos a procedência", declarou o superintendente de Outorgas da Anatel, Vinícius Caram, à época.

As empresas que não se adaptarem à novidade ficam sujeitas ao bloqueio do recurso de numeração. “A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vai monitorar a medida implementada pela Anatel e, nesse sentido, nós solicitamos ao consumidor que, caso observe que ela não tem sido cumprida de forma adequada, que procure a nossa plataforma: consumidor.gov.br e registre lá a sua reclamação”, disse a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Lilian Brandão.

De acordo com a Anatel, as novas regras foram aprovadas após processo de consulta pública realizado nos meses de agosto e setembro do ano passado. Ao todo, foram recebidas quase 100 contribuições de consumidores, empresas e associações de defesa do consumidor e do setor de telecomunicações.

 



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