(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARALISAÇÃO

Caminhoneiros ameaçam greve no dia 1°; tanqueiros de Minas confirmam adesão

'É uma luta só', diz presidente do Sindtanque-MG; categoria quer que governo baixe o preço do diesel e reinvindica frete mínimo


17/10/2021 00:17 - atualizado 17/10/2021 18:32

Congestionamento causado na BR-381 por causa da greve dos caminhoneiros deflagrada em 9 de setembro deste ano.
Paralisação de caminhoneiros em 9 de setembro na BR-381, altura de Igaragé, Região Metropolitana de Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
Grupos de caminhoneiros, incluindo transportadores de combustível de Minas Gerais, prometem nova paralisação a partir de 1° de novembro. 

O movimento exige que o governo baixe o preço do combustível, além do  cumprimento do frete mínimo. Outra reivindicação é o retorno da aposentadoria especial após 25 anos de contribuição ao INSS. 

O estado de greve de 15 dias foi definido após uma assembleia de motoristas conduzida por sindicatos do Rio de Janeiro, com participação de lideranças da greve de 2018. 

A Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas, presidida pelo deputado federal Nereu Crispim (PSL-RS), se propôs intermediar as negociações com o Planalto. 



O presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), Irani Gomes, confirmou à reportagem que a entidade pretende aderir à greve. A entidade reune, atualmente, cerca de 3 mil associados. 

"É uma luta só. Esse movimento é mais horizontal, não tem uma liderança nacional. Mas a gente aqui apoia sim. Precisamos da redução de ao menos 40% no preço do diesel, senão, não dá para trabalhar", afirmou o dirigente. 

Em 2021, o diesel e o gás de cozinha já acumulam alta de 38%. A gasolina subiu 51% no mesmo período. O último reajuste, de 8,9%, foi anunciado pela Petrobrás em 28 de setembro. 

A estatal justificou o aumento como reflexo da elevação dos patamares internacionais de preços de petróleo e da taxa de câmbio. 

Em 9 de setembro, caminhoneiros  articularam protestos por todo o Brasil . Os  motoristas chegaram a bloquear estradas de 15 estados, incluindo Minas Gerais, por aproximadamente 24 horas.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)