Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Usinas podem ofertar geração adicional de energia ao ONS a partir de quarta-feira


03/08/2021 13:19

As usinas termoelétricas a biomassa poderão, a partir desta quarta-feira, 4, ofertar a geração adicional de energia elétrica ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), informou em nota a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). A oferta adicional, que vai durar até dezembro do ano que vem, foi oficializada mês passado em portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) motivada pela crise hídrica no País.

O gerente de Bioeletricidade da Unica, Zilmar Souza, afirmou em comunicado que essa oferta vai contribuir para a "biomassa poder ajudar o Sistema Interligado, ainda mais do que ajuda, como neste cenário de escassez hídrica, com uma energia renovável e sustentável". "A portaria é importante também porque estabelece que essas ofertas adicionais de geração pela biomassa não estarão sujeitas à inadimplência nas liquidações financeiras no Mercado de Curto Prazo, que se encontram judicializadas desde 2015", acrescentou.

O setor sucroenergético afirma que pode ajudar a fornecer energia ao País apesar da quebra de safra de cana-de-açúcar este ano, causada, em parte, pela mesma seca responsável pelo baixo nível dos reservatórios de hidrelétricas. Entre abril - início da safra 2021/22 de cana no Centro-Sul do Brasil - e a metade de julho, a moagem de cana na região teve queda anual de 7,36%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade