(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Risco hídrico mostra necessidade de privatizar Eletrobras, diz secretário


28/05/2021 15:37

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, disse nesta sexta-feira que os sinais recentes de risco hídrico apontam para a necessidade de privatizar a Eletrobras e aprimorar os marcos legais de energia. Em entrevista ao programa Economia em Foco, da Jovem Pan, Sachsida ressaltou que a privatização da companhia terá efeito semelhante ao da venda da Telebrás para o setor de telecomunicações.

"Privatizar a Eletrobras vai elevar a oferta do produto (energia) a um preço melhor", disse Sachsida.

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o governo publicou nesta sexta alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em cinco Estados brasileiros - Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná - devido ao pouco volume de chuvas.

A medida serve para "segurar" água nos reservatórios das hidrelétricas, evitando que seja liberado um volume usado, por exemplo, para assegurar a navegação em rios e garantir água potável para a população de alguns municípios.

Com o volume escasso de água nos principais reservatórios do País, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também decidiu fazer uma varredura em cada usina térmica instalada e em operação, para saber exatamente com o que poderá contar, a fim de afastar riscos de apagão e racionamento de energia.

"Temos que investir em agenda de privatizações", defendeu o secretário.

Apesar do risco hídrico, Sachsida ressaltou dados positivos sobre a economia brasileira, sobretudo as recentes revisões em relação à expectativa de crescimento. "Acredito que estamos em bom momento, os resultados começam a aparecer", disse. "Enquanto continuarmos com agenda de consolidação fiscal e produtividade, os resultados aparecerão", acrescentou.

O secretário disse também que "a melhor política econômica é vacinação em massa".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)