(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Não é momento para renovação de crédito, pedida por algumas empresas, diz Guedes


27/05/2021 11:08

O ministro da Economia, Paulo Guedes, passou um recado nesta quinta-feira para alguns empresários, dizendo que é preciso que eles entendam o momento crítico por qual passa o País, em função dos impactos da pandemia de coronavírus sobre a economia. "Não é momento para renovação de crédito, pedida por algumas empresas", afirmou durante live da Coalizão Indústria.

Guedes não se aprofundou sobre exatamente a que segmento de crédito se referia, mas voltou a repetir que o governo de Jair Bolsonaro não dará espaço para fomentar "campeões" de vários setores, numa clara crítica ao governo do PT.

Para o ministro, o momento agora é de tentar ajudar as empresas de vários setores e, principalmente, de vários tamanhos.

Linha abundante de dólar

O ministro da Economia disse também que o governo tem trabalhado para destravar canais internacionais de crédito para os exportadores brasileiros. "É preciso ter linha abundante e barata em dólar. Não pode faltar crédito para exportação", afirmou.

Segundo ele, desde que o ex-secretário especial de Comércio Exterior da pasta Marcos Troyjo assumiu a presidência do banco dos Brics, no ano passado, o volume liberado de crédito para os exportadores brasileiros saltou. "Tínhamos US$ 700 milhões em crédito dos Brics e já passamos para US$ 5 bilhões em pouco tempo", completou.

Guedes disse ainda que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está trabalhando com o Banco Mundial e o Banco de Compensações Internacionais (BIS) para a disponibilização de linhas de crédito para exportações e importações, nos moldes do "Exim Banks" internacionais. "O governo também está trabalhando na questão de garantias dessas operações", acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)