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Estado de Minas ATENÇÃO

INSS alerta para golpes por telefone pedindo prova de vida para aposentados

Criminosos ligam para aposentados pedindo a eles que façam a prova de vida on-line; INSS alerta para os aposentados não fornecerem informações


18/05/2021 14:26 - atualizado 18/05/2021 15:35

INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone(foto: Agência Brasil)
INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone (foto: Agência Brasil)
 
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa tratar-se de golpe recente ligações para que aposentados façam a prova de vida on-line, em razão da pandemia do novo coronavírus. Nas chamadas, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado mande uma foto de um documento para finalizar o processo.
 
 
A prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS voltará a ser obrigatória. A Portaria nº 1.299 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicada no Diário Oficial da União, define que quem não fizer a comprovação de vida a partir de 1° de junho — até 31 de dezembro, dependendo da data prevista — terá o benefício bloqueado. A obrigatoriedade foi suspensa por várias vezes, desde 31 de maio do ano passado, com o intuito de evitar aglomerações durante a pandemia de covid-19.

Em nota, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. “O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida”, declara.

Segundo o órgão, avalia-se que esse golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo.

De acordo com o INSS, o instituto entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento para solicitar qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas. “O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41”, explica o órgão.

Em nota, o INSS diz também que o segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e que, por isso, é importante manter o cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135. “Por sua vez, quando o segurado entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para que seja respeitado o sigilo das informações”, completa.

Caso o cidadão tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para ter mais informações. Poderá ainda buscar atendimento por meio do chat humanizado da assistente virtual do INSS, a Helô.
 

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro


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