Publicidade

Estado de Minas SERVIÇO PÚBLICO

Tarifas de água e esgoto da Copasa podem ter redução inédita

Agência reguladora abre consulta pública, até 20 de maio, e, pela primeira vez, revisão tarifária pode diminuir contas


21/04/2021 15:28 - atualizado 21/04/2021 16:07

Agência vai extinguir a tarifa de tratamento de esgoto e definir um único preço para o serviço, seja ele de coleta ou tratamento(foto: UFMG/Divulgação)
Agência vai extinguir a tarifa de tratamento de esgoto e definir um único preço para o serviço, seja ele de coleta ou tratamento (foto: UFMG/Divulgação)
A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) começou, nessa terça-feira (20/4), a terceira e última fase do processo de consultas e audiências públicas referentes à 2ª Revisão Tarifária Periódica da Copasa e à 3ª Revisão Tarifária da subsidiária Copanor. Os índices serão aplicados a partir de 1º de agosto.

O diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, destaca que é a primeira vez que uma revisão tarifária promovida pela agência aponta para uma redução no valor das tarifas.

O período de recebimento de contribuições da consulta pública sobre os temas discutidos nesta última fase termina em 20 de maio. A expectativa é de que os resultados finais sejam publicados até 30 de junho.

A agência vai extinguir a tarifa de tratamento de esgoto e definir um único preço para o serviço, seja ele de coleta ou tratamento. Com isso, o valor da tarifa de esgoto será de 74% da tarifa de água. 

Nova audiência pública será realizada em 7 de maio, das 14h às 17h, por meio virtual. A inscrição será feita pelo e-mail: consultapublica23@arsae.mg.gov.br.

O coordenador da área econômica da Arsae-MG, Raphael Castanheira, explica que durante as audiências são debatidos os impactos tarifários para usuários da Copasa e da Copanor, além das regras que prevalecerão para os reajustes e as revisões tarifárias nos próximos anos.

“Será revisado um conjunto de regras e mecanismos que buscam eficiência, expansão e qualidade dos serviços ao longo dos próximos quatro anos. Por isso, é importante a participação de todos”, afirma.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade