(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Diretora do Fed alerta para riscos financeiros associados às mudanças climáticas


23/03/2021 15:38

Diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Lael Brainard alertou nesta terça-feira para o risco de que as mudanças climáticas levem a "perdas significativas" nos mercados financeiros, caso não haja uma preparação adequada. "Gerenciamento de risco robusto, análise de cenário, divulgações consistentes e comparáveis, e planos futuros podem ajudar a garantir que o sistema financeiro seja resiliente aos riscos relacionados ao clima", disse, durante evento virtual.

A dirigente comentou que o Fed está comprometido em trabalhar para endereçar os desafios causados pela questão do clima, que, na visão dele, terá implicações cada vez mais consideráveis sobre os objetivos da autoridade monetária. "Dadas as implicações das mudanças climáticas para as instituições financeiras individuais e para o setor financeiro como um todo, precisamos de uma estrutura que incorpore tanto considerações microprudenciais quanto macroprudenciais", ressaltou.

Entre os objetivos, Brainard revelou que o Fed avalia as maneiras pelas quais as transformações climáticas podem amplificar vulnerabilidades no sistema. "As mudanças climáticas podem ser vistas como semelhantes a outros choques de estabilidade financeira vindos de fora do sistema, como a covid-19, que são difíceis de prever com precisão e podem levar a uma reavaliação abrupta de uma ampla gama de resultados econômicos e financeiros, preços e incentivos", explicou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)