(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LEVANTAMENTO

Vacina e emprego são prioridades para os brasileiros, diz estudo

Pesquisa foi divulgada pela CDL/BH e revelou as perspectivas da retomada econômica no país na visão da população


03/02/2021 16:33 - atualizado 03/02/2021 17:09

A pesquisa ainda revelou ainda que pode ocorrer um aumento de 41% na inflamação, 41% na inadimplência e 36% na desigualdade e pobreza(foto: Reprodução/Pixabay)
A pesquisa ainda revelou ainda que pode ocorrer um aumento de 41% na inflamação, 41% na inadimplência e 36% na desigualdade e pobreza (foto: Reprodução/Pixabay)
 
Um estudo realizado nas capitais do Brasil e divulgado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), mostrou que os brasileiros querem que o combate ao desemprego (44%) e a vacina contra a COVID-19 (42%) sejam prioridade na gestão atual do governo para que a retomada econômica seja possível neste ano.

Além disso, 38% e 34% da população querem uma atenção, também, para a saúde pública e educação, respectivamente. Os dados foram levantados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas. Foram entrevistadas 692 pessoas das 27 capitais do país.
 
 
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, afirma que “essa pesquisa comprova que o poder público não pode separar a saúde da economia. Ambas precisam andar juntas. Além de buscar a vacinação em massa com a máxima urgência, o poder público, em todos os níveis, precisa elaborar um plano para a recuperação das atividades econômicas que mais foram prejudicadas”.
 
A pesquisa ainda revelou ainda que pode ocorrer um aumento de 41% na inflamação, 41% na inadimplência e 36% na desigualdade e pobreza. Em BH, a taxa de inadimplência segue em baixa. Em dezembro de 2020, a queda foi de 7,39% em comparação com o mesmo período de 2019. No entanto, a inadimplência entre jovens de 18 a 24 anos registrou uma elevação de 62,13%.

Recuperação econômica

Sobre a retomada da economia no país, três em cada dez brasileiros (29%) acreditam que a recuperação já começou. Porém, para 24% o andamento está lento e atrasado. Apenas 5% acreditam que a economia está se recuperando com rapidez. Entretanto, para metade dos entrevistados (50%) a economia ainda está ruim, sendo que 25% acreditam que em breve a situação será outra e 24% afirmam que vai demorar.
 
“As expectativas são semelhantes quando analisamos a opinião do belo-horizontino. Em uma pesquisa que fizemos com o nosso público, 78% acreditam que a economia do país não irá melhorar este ano. Para eles, nem mesmo a vacina pode ser capaz de alavancar a economia. Esse desestímulo está ligado ao ritmo lento de imunização. Obviamente, a vacinação traz uma luz de esperança, especialmente quando se trata de preservar vidas. Mas para a economia voltar a girar com mais vigor, é preciso que haja planos de imunização em massa mais eficientes”, disse o presidente da CDL/BH.
 
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)