(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENERGIA

Saiba quais novos bairros de BH vão receber rede de gás natural

Obras da Gasmig vão garantir o fornecimento do produto a mais seis bairros de Belo Horizonte; empresa quer quase quadruplicar número de clientes até 2022


postado em 27/06/2020 16:31 / atualizado em 27/06/2020 20:01

Obras de empresa estatal na Cidade Nova começarão nesta segunda-feira (29) e poderão atender 4.892 residências, além de comércios(foto: Gasmig/Divulgação)
Obras de empresa estatal na Cidade Nova começarão nesta segunda-feira (29) e poderão atender 4.892 residências, além de comércios (foto: Gasmig/Divulgação)
Sete anos depois de atender o primeiro cliente residencial, um condomínio no Bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul, a Gasmig segue ampliando a rede de distribuição de gás natural em Belo Horizonte. Os próximos bairros a serem atendidos serão: Gutierrez, Santa Lúcia, Coração Eucarístico, Cidade Nova, Coração de Jesus, Luxemburgo e entorno.

Segundo a empresa, “as obras são fruto de R$ 28,5 milhões em investimentos”. A rede de distribuição tem capacidade para atender 17.897 unidades domiciliares e 199 unidades comerciais.

Atualmente, 41.983 clientes residenciais têm contratos assinados com a Gasmig e 589 comércios também disfrutam dos benefícios do gás natural em Belo Horizonte, principalmente na Região Centro-Sul. No estado, são mais de 55 mil clientes em diversos segmentos, como residencial, comercial, industrial e veicular. 

“Até 2022, queremos chegar a 200 mil clientes. Este ano atrasou um pouco por causa da pandemia de COVID-19. Mas continuamos nossa expansão”, afirma Pedro Magalhães, presidente da Gasmig, revelando também planos para abastecer a região de Alphaville, em Nova Lima. “Já estamos finalizando o projeto.”

No caso da Cidade Nova, na Região Nordeste da capital, a equipe da Gasmig começará a trabalhar já nesta segunda-feira (29/6). Lá, serão construídos 12 quilômetros de rede, que terá capacidade para atender 4.892 residências e ao menos 50 comércios. 

Ações de prevenção à COVID-19 

Em tempos de pandemia, os profissionais que realizam a adaptação dos condomínios e residências para o gás natural, chamados gasistas, estão instruídos a seguir as ações de prevenção definidas pelos órgãos de saúde, para reduzir qualquer chance de disseminação do novo coronavírus. 

Além dos equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários nas suas atividades rotineiras, eles estão utilizando unidades adicionais como máscaras e protetores de pé. Após realizada a atividade, os itens são descartados e um novo par é utilizado para entrar em uma nova unidade. 
 
Outro procedimento importante é a redução na quantidade de profissionais que são enviados aos condomínios para realizar a ligação, evitando-se aglomeração. Cada profissional tem a sua garrafinha de álcool em gel 70% para fazer a esterilização de suas mãos, ao entrar na unidade e ao sair dela também. Eles também estão orientados quanto ao uso de máscara  de arimeiro crílico e avental quando necessário.

Segundo a Gasmig, um dos principais benefícios ao se optar pelo gás natural canalizado é a redução de custo de aproximadamente 40%. A segurança também tem de ser levada em conta. Além do uso na cozinha, o gás natural pode ser empregado para aquecimento de água e climatização de ambientes e tem queima mais limpa e mais segura que o gás liquefeito de petróleo (GLP). Por ser mais leve que o ar, garante que, em caso de vazamentos, se dissipará mais rapidamente na atmosfera.

“O gás natural é muito vantajoso. Além da parte financeira, tem de se levar em conta a segurança e a praticidade. Não há risco de acabar o gás quando você está no meio da preparação de um jantar, por exemplo. Também não há risco de desabastecimento por conta de greve de caminheiros”, argumenta Magalhães.

O fornecimento contínuo do gás natural dispensa a utilização de vasilhames e a necessidade de armazenar energia nas residências e estabelecimentos. Moradores e comerciantes interessados na contratação de gás natural podem entrar em contato pelo telefone via número 117 ou pelo site www.gasmig.com.br.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)