(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

FGV/Ibre: 67,8% dos consumidores esperam volta ao normal 6 meses após quarentena


postado em 22/04/2020 15:54

Mais de dois terços, 67,8%, de um universo de 1731 consumidores ouvidos em uma sondagem feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre), esperam que a economia só voltará ao normal seis meses após a quarentena. A pesquisa foi feita neste mês até o último dia 17.

A percepção dos consumidores, pontuam os técnicos da FGV, é parecida com as análises dos economistas, que apontam para uma recuperação lenta e gradual, como já vinha acontecendo.

"Mesmo que o final da quarentena seja definido nos próximos meses, a velocidade da retomada vai depender da velocidade da recuperação da demanda. É importante destacar que a alta taxa de desemprego e as incertezas associadas à pandemia vão contribuir para segurar o ritmo da volta ao consumo", ponderou o economista do Ibre, Rodolpho Tobler, um dos responsáveis pela pesquisa.

A FGV procurou saber também saber o impacto do isolamento social sobre os hábitos de consumo. A este questionamento, 79,1% declararam estar comprando apenas produtos essenciais. Para 15%, a crise não afetou os gastos da família, mas esse porcentual é maior conforme aumenta o poder aquisitivo dos consumidores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)