(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Epidemia não vai afetar chegada de low cost'

Ministro Tarcísio de Freitas acredita que o novo vírus é momentâneo e não irá prejudicar o setor de aviação. Para ele, país tem potencial para aumentar a quantidade de brasileiros voando


postado em 04/03/2020 04:00 / atualizado em 03/03/2020 21:20

Ministro da Infraestrutura ,Tarcísio de Freitas, durante a cerimônia do Prêmio Aeroportos Brasil, promovido pelo governo(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Ministro da Infraestrutura ,Tarcísio de Freitas, durante a cerimônia do Prêmio Aeroportos Brasil, promovido pelo governo (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse ontem não crer que a epidemia do novo coronavírus terá impacto no interesse de empresas aéreas low cost em atuar no país. O ministro defendeu que a decisão de negócio dessas empresas estará baseada na atratividade do mercado brasileiro, como o potencial não explorado de passageiros.
"O cara quando toma decisão de investir no Brasil está enxergando o potencial que o país tem. A gente tem potencial para ser explorado que não usamos. Podemos aumentar 30%, 40% da quantidade de brasileiros voando. O coronavírus é uma coisa momentânea, daqui a pouco a gente vai ter solução para isso. Ninguém vai deixar de tomar decisão de investir por causa disso, importante é agenda que estamos construindo", disse Freitas.
Para as companhias que já estão no mercado, o ministro avaliou que pode haver um impacto pontual no início do ano em função da epidemia. "Mas tenho certeza que vai ser superado", disse.
O ministro lembrou do pacote de medidas que a pasta vem estudando para o setor de aviação, revelado em dezembro, que envolve novidades na regulamentação e na questão tributária. Freitas destacou os estudos para quebrar a concentração de empresas na área de distribuição do querosene de aviação.
O pacote também busca introduzir no país um combustível que é ligeiramente mais barato, já usado nos EUA, zerar o PIS/Cofins do querosene de aviação e acabar com o monopólio da Petrobras na venda do produto. "O que dá para fazer no campo regulatório e no campo da diminuição de imposto, isso vai ser feito, vai aumentar concorrência, e elas estão vindo", disse.


RESILIÊNCIA
 
Tarcísio de Freitas também disse que o mercado brasileiro de aviação mostrou "resiliência surpreendente" no ano de 2019, citando problemas enfrentados, como a saída da Avianca e com o Boeing 737 MAX. Entre os indicadores citados está a queda no preço das passagens aéreas no fim do ano passado. "As passagens aéreas já começaram a cair, estamos começando a equilibrar oferta e demanda", disse durante a cerimônia do Prêmio Aeroportos + Brasil, promovido pelo governo.
Ao parabenizar as companhias e aeroportos vencedores do prêmio, o ministro afirmou que o programa de concessões aeroportuárias foi responsável por conferir um impulso de qualidade no setor. Para Freitas, a Infraero também "aprendeu" com as concessões, e agora "disputa de igual para igual", citando os prêmios levados pelo Aeroporto Internacional de Curitiba Afonso Pena.
O Afonso Pena está na lista de 22 aeroportos que serão concedidos à iniciativa privada na sexta rodada de concessões, marcada para ocorrer neste ano. O terminal dividiu com Viracopos o prêmio 'Aeroporto Brasil' (melhor do país na opinião dos passageiros) na categoria de aeroportos com entre 5 e 15 milhões de passageiros.
Com até 5 milhões, o vencedor foi o Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, e, com mais de 15 milhões, o prêmio foi para o Aeroporto internacional de Brasília Juscelino Kubitschek - concedido à iniciativa privada em leilão realizado em 2012 e operado pela Inframérica.
Em recuperação judicial, Viracopos conquistou também outros prêmios: de mais serviços ao passageiro em aeroportos com 5 a 15 milhões de passageiros (categoria que também dividiu com o Afonso Pena); e de Aeroporto com Raio X mais eficiente com entre 5 e 15 milhões de passageiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)