(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FINANCIAMENTO

Cem milhões de euros para energia limpa


postado em 22/10/2019 04:00

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) assinou ontem em Luxemburgo um contrato para captação de 100 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimento (BEI). Os recursos serão usados para financiamentos no estado de projetos relacionados à economia sustentável, especialmente voltados para a geração de energia limpa (energia solar fotovoltaica, PCHs, usinas de bioenergia etc) e eficiência energética.
 
Poderão pleitear os recursos projetos públicos ou privados com custo máximo de 50 milhões de euros. O prazo para pagamento será entre 10 anos e 13 anos. De acordo com o presidente da instituição, Sérgio Suchodolski, a estimativa é que sejam aplicadas taxas de juros inferiores àquelas aplicadas no mercado. “As taxas de juros são negativas na Europa e a gente aproveitou essa janela para captar esses recursos. Vamos chegar ao Brasil em termos muito bons, muito competitivos, e não tem nenhuma garantia do Estado, ou seja, não pressiona o Estado de nenhuma maneira”, afirmou Suchodolski.
 
Segundo o presidente do BDMG, a expectativa é de que o recurso seja disponibilizado para os projetos selecionados em poucas semanas, em fases, podendo chegar a até 20 repasses. As taxas cobradas levarão em conta a análise de crédito de cada cliente. Não há qualquer contrapartida financeira por parte do governo mineiro. “O BDMG é controlado pelo estado, mas é independente, ou seja, nós nunca tivemos nenhum recurso do estado. Essa é uma grande vantagem, contar com um banco como o nosso, que nos permite fazer essa captação da ordem de mais de R$ 450 milhões, que estarão disponíveis para essa área de sustentabilidade”, comentou.
 
O presidente do BDMG ressaltou ainda que este é o maior volume de recursos negociados na história do BDMG e será fundamental para o desenvolvimento do setor energético, especialmente no Norte de Minas. Dados do banco apontam que entre janeiro e setembro foram desembolsados R$ 31 milhões para projetos de energia solar fotovoltaica – um dos principais focos da parceria entre a instituição e o BEI. O valor é 142% superior ao liberado no mesmo período de 2018.
 
Criado em 1958 e sediado em Luxemburgo, o Banco Europeu de Investimento é uma das maiores instituições multilaterais no mundo. Nos últimos cinco anos, concedeu mais de 65 bilhões de euros em financiamentos para energia renovável, eficiência energética e distribuição de energia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)