(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Super Nosso assume lojas do Carrefour em BH

Parceira entre o grupo francês e o mineiro de supermercados vinha sendo costurada nos últimos dois anos e tem validade pelos próximos cinco anos, com possibilidade de prorrogação do contrato


postado em 10/10/2019 20:30 / atualizado em 10/10/2019 21:44

(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press e Maria Tereza Correia-EM-D.A Press)
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press e Maria Tereza Correia-EM-D.A Press)
A marca belo-horizontina de supermercados Super Nosso passará a fazer gestão de 17 lojas Carrefour Bairro em Belo Horizonte e região metropolitana. A assinatura da parceria de operação entre o Grupo Super Nosso e o Grupo Carrefour Brasil foi feita na quarta-feira e a expectativa é que o faturamento dos estabelecimentos dobre.

 

A negociação entre as duas marcas já vinha sendo costurada nos últimos dois anos e valerá para os próximos cinco anos. A expectativa é que nessas lojas ocorram contratações.

 

O modelo de negócio traz uma inversão do que costuma se observar. Geralmente, marcas regionais acabam sendo suprimidas para que as globais passem a vigorar. Neste caso, será o contrário. A intenção é que a presença local prevaleça e, com isso, passe a agregar ao player global.

 

A mudança das bandeiras acontecerá após o cumprimento de condições precedentes, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), e deve estar concluída em 12 meses, segundo o CEO do Grupo Super Nosso, Euler Nejm.

 

Ainda de acordo com ele, caberá à marca mineira a gestão das lojas, o leiaute, a administração e o mix de produtos, além do abastecimento e comunicação visual. “Os endereços passarão a ter os produtos que a gente oferece, além do treinamento do pessoal e a gestão da operação comercial”, contou. O Carrefour ficará com o faturamento e o nome no cupom fiscal. Na prática, trata-se de uma espécie de terceirização da gestão dos endereços da marca francesa de supermercados.

 

A junção se viabilizou porque ambas as empresas enxergaram no modelo uma oportunidade de ganhos complementares. Para o CEO de varejo do Grupo Carrefour, Luis Moreno, a medida traz ganho, pois mescla expertise, regionalidade e soluções inovadoras, além de alinhar conhecimento global com experiência local.

 “A parceria com o Super Nosso faz parte da nossa estratégia de expansão regional e trará ainda mais ganho de sinergia para os nossos negócios, assim como um profundo conhecimento acerca do hábito do consumidor mineiro e mais proximidade com nossos clientes”, completa.

 

O “pertencimento e a identidade” devem ser sensações que os consumidores passarão a perceber nas lojas contempladas na parceria comercial, segundo Nejm. Ainda de acordo com ele, a medida destaca essa relação que o mineiro tem e gosta de ter com as coisas. “Para mim, é valorização da minha marca, da gestão. Além disso, enaltece Minas, Belo Horizonte, o Brasil. E a gente vai fazer com muita primazia”, disse.

 

Ainda de acordo com o CEO do grupo Super Nosso, a intenção é aproveitar a mão de obra que já trabalha nas lojas Carrefour Bairro e há demanda, inclusive, para que o número de funcionários seja ampliado. “A gente espera aproveitar todo o pessoal (das atuais lojas Carrefour). Todos vão receber o treinamento do Super Nosso. Só se a pessoa não se adequar poderá ser desligada. Mas o que deve mesmo ocorrer são contratações, já que a expectativa é aumento do movimento”, afirmou.

 

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Super Nosso já faturou este ano R$ 2,3 bilhões, ficando na 17ª posição no ranking nacional, divulgado em março, e na 5ª posição considerando apenas as redes em Minas. O grupo tem 50 lojas em Belo Horizonte e região metropolitana, sendo 21 supermercados gourmet, 11 lojas de proximidade em tamanho menor, 18 atacados de autosserviço e dois canais de vendas on-line. A rede tem 80 anos de atuação. 

 

Já o Carrefour  está no país há mais de 40 anos. Presente em todos os estados e no Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 670 pontos de vendas. Em Minas Gerais, a rede opera com 47 unidades. Além das 17 lojas de supermercados, são sete unidades Carrefour Hiper, seis lojas de autosserviço Atacadão, um atacado de entrega, cinco postos de combustíveis, 10 drogarias e um centro de distribuição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)