(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mercado S/A - Briga por Avianca está longe de acabar

A Azul questiona a participação das concorrentes Latam e Gol no leilão, sob a alegação de que teria prioridade no negócio por já ter feito uma proposta


postado em 08/04/2019 06:00 / atualizado em 08/04/2019 12:22




A aprovação do plano de recuperação judicial por parte dos credores da Avianca está longe de colocar um ponto final na disputa pelos ativos da companhia aérea. Um dia antes da assembleia de credores, realizada na sexta-feira passada, a Azul havia recorrido à Justiça para pedir a suspensão do encontro, mas o pleito não foi adiante. Agora, a Azul questiona a participação das concorrentes Latam e Gol no leilão, sob a alegação de que teria prioridade no negócio por já ter feito uma proposta – muito antes dos rivais sinalizarem interesse – para comprar parte das operações da Avianca por US$ 105 milhões, algo como R$ 400 milhões. Em recuperação judicial desde dezembro do ano passado, a Avianca é a quarta maior companhia aérea do país, sendo responsável pelo tráfego de 10,6% dos passageiros em território brasileiro, mas vem sofrendo com crescentes prejuízos e atrasos em pagamentos de arrendamentos de aeronaves.

Empresários estão receosos com governo

Uma iniciativa da rádio Jovem Pan, em São Paulo, expõe o desapontamento do empresariado com o governo Bolsonaro. A emissora preparou uma campanha em favor da Rrforma da Previdência, levando ao ar depoimentos de empresários que enxergam a importância das novas regras. Dos quase 80 executivos convidados, só três aceitaram gravar. O argumento da maioria é que, diante de imagem controversa do governo, defender a reforma pode soar como apoio ao presidente – algo arriscado, por enquanto.

Mercedes-Benz avança com classe A

A montadora alemã Mercedes-Benz, líder no mercado brasileiro de caminhões, tem alcançado bons resultados com vendas de automóveis. Recém-lançado no país, o novo Classe A lidera o mercado de hatchs compactos do segmento premium, com 71% de participação nesse mercado. O Classe A está em sua quarta geração e completa 20 anos de Brasil no próximo dia 23. Por aqui, foi o primeiro compacto a oferecer como itens de série freios ABS e controle de estabilidade.

Desinvestimentos avançam no Brasil –  mas isso não é necessariamente ruim

Um estudo realizado pela consultoria EY revelou que 99% dos executivos brasileiros pretendem fazer desinvestimentos nos próximos anos. No ano passado, o índice era de 80%. À primeira vista, parece ruim. Não é. Segundo Fabio Schmitt, sócio de transações corporativas da EY, desinvestimentos são fundamentais para enxugar despesas administrativas e transferir ativos não rentáveis. A tendência é global: no mundo, 84% dos profissionais pesquisados querem vender unidades de seus negócios até 2021.

RAPIDINHAS

l Os aplicativos de delivery não param de lançar novidades. A mais recente é do iFood, que instalou armários em edifícios com grande concentração de pessoas em São Paulo. Chamado de iFood Box, o sistema é simples: o entregador deixa o pedido dentro do compartimento e o consumidor recebe uma mensagem com o aviso de que o produto está lá e pode ser retirado.

l Embora ainda em fase de testes, o projeto é ambicioso. Se for bem recebido pelos consumidores, a ideia do iFood é instalar os armários em condomínios residenciais, parques, hospitais e universidades. Nos Estados Unidos e na China, o sistema tem sido amplamente adotado, com boa aceitação do público.

l O Outback Steakhouse, rede de restaurantes com temática australiana, vai abrir sua quarta unidade em Belo Horizonte, com previsão de inauguração no primeiro semestre de 2019. A iniciativa irá gerar 100 empregos e o processo seletivo começará a partir de 15 de abril. Em Minas, o Outback tem outro endereço em Uberlândia.

l Líder no segmento de autoadesivos no país, a Plavitec comprou o direito de produzir e vender a marca Con-Tact no Brasil. Com o negócio, a Plavitec quer ampliar sua fatia de mercado dos atuais 40% para 70% em até dois anos. Há muito tempo a Con-Tact é a marca de adesivos mais conhecida do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)