(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Draghi diz que riscos continuam, mas BCE tem instrumentos para agir


postado em 27/03/2019 05:52

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse hoje que os riscos para a perspectiva econômica da zona do euro continuam apontando para baixo, mas ressaltou que o atual momento de fraqueza na região "não necessariamente precede uma forte contração".

Segundo Draghi, que falou durante discurso em Frankfurt, os dados atuais sugerem que a demanda externa ainda não afetou significativamente a demanda interna, mas os riscos cresceram nos últimos meses e as incertezas permanecem elevadas. Ele citou, como exemplo, as recentes disputas comerciais e a desaceleração econômica em países emergentes, especialmente na China.

"É por isso que nossa perspectiva de médio prazo continua sendo de que o crescimento voltará gradualmente para seu potencial, mas os riscos permanecem negativos", disse Draghi.

Apesar das incertezas, Draghi apontou que as expectativas de investimento ainda são "relativamente robustas".

Draghi também afirmou que o BCE está atento a riscos futuros e pronto para voltar a agir com mais medidas de estímulos se houver deterioração significativa da perspectiva.

"Não nos faltam instrumentos (de política monetária) para cumprirmos nosso mandato", afirmou Draghi, referindo-se à meta do BCE de trazer a inflação para um nível ligeiramente inferior a 2%.

Em sua última reunião de política monetária, no dia 7, o BCE afirmou que pretende manter suas principais taxas de juros nas mínimas históricas atuais até pelo menos o fim de 2019 e anunciou que oferecerá novos empréstimos de baixo custo a bancos da zona do euro, através de Operações de Refinanciamento de Prazo Mais Longo Direcionadas (TLTROs, na sigla em inglês), entre setembro deste ano e março de 2021.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)