Empresas de 10 estados brasileiros – entre elas quatro mineiras – estão representando o país no principal festival de criatividade, tecnologia e inovação do mundo, o SXSW, que ocorre anualmente em Austin, nos Estados Unidos. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil) reuniu 40 empresas formadas por empreendedores para reuniões com potenciais parceiros comerciais e expor ferramentas e plataformas de solução tecnológica voltadas para diversas áreas.
A delegação brasileira é composta de startups e empresas de TI, audiovisual, marketing, educação, mobilidade e biotecnologia, entre outras. Seus produtos e serviços estão alinhados às tendências apresentadas e discutidas no evento, como inteligência artificial, big data, blockchain, internet das coisas, design, realidade virtual e realidade aumentada.
A Casa Brasil ocupa um espaço de 560 metros quadrados próximo ao coração do evento, o Austin Convention Center. O conceito em torno da Casa é o de Meet the true Makers, apresentando os brasileiros como empreendedores que solucionam desafios e criam inovações cotidianamente, gerando startups e empresas competitivas.
O festival South by Southwest (SXSW) é um evento de enorme relevância e impacto mundial para negócios e lançamentos de tendências para empresas com base tecnológica de diversos setores, convergência, filmes, música e educação, entre outros. Seu público é formado principalmente por empreendedores, investidores estrangeiros, profissionais da área de comunicação e líderes de grandes empresas.