(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RESPONSABILIDADE SOCIAL

Empresas que praticam ações que transformam a vida de muitos

Empresas que adotam programas de responsabilidade social mostram que é possível colaborar com o bem de todos. Internamente ou no entorno, atividades abraçam milhares de cidadãos


postado em 18/12/2018 06:00 / atualizado em 18/12/2018 09:32

A Localiza realizou o projeto Mutirão Oasis em duas comunidades carentes no entorno da sede, no Bairro Cachoeirinha, com a participação de moradores e de voluntários - muitos deles funcionários da empresa(foto: Fazenda Alegria/divulgação Leandro Couri/EM/D.A Press - 10/9/16 )
A Localiza realizou o projeto Mutirão Oasis em duas comunidades carentes no entorno da sede, no Bairro Cachoeirinha, com a participação de moradores e de voluntários - muitos deles funcionários da empresa (foto: Fazenda Alegria/divulgação Leandro Couri/EM/D.A Press - 10/9/16 )

A responsabilidade com o desenvolvimento social é de todos? Para as empresas Localiza, Fazenda Alegria, Super Nosso e AcelorMittal a resposta é positiva. Exemplos vêm de programas desenvolvidos internamente, no entorno e até mesmo em comunidades distantes. A Acelor acredita na ação transformadora.

“No acumulado de três décadas, os projetos sociais da empresa beneficiaram mais de 9 milhões de pessoas em seis estados. Por ano, mais de 400 mil pessoas são impactadas com as ações. Em 2017, só os projetos Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, ArcelorMittal Ciências e Diversão em Cena ArcelorMittal beneficiaram mais de 135 mil pessoas”, comenta Leonardo Gloor, diretor-superintendente da Fundação ArcelorMittal.

Gloor afirma que a responsabilidade social e a sustentabilidade estão no DNA da empresa, integram as diretrizes do Desenvolvimento Sustentável idealizado pela companhia e norteiam os seus negócios. “O foco principal é a formação de crianças e jovens do ensino fundamental, promovendo a transformação das comunidades por meio de projetos estruturados e alinhados às necessidades locais e ao negócio da empresa.”

"Promovemos sempre o consumo consciente, incentivando atitudes de redução e uso inteligente dos recursos de água e, energia"

Daniel Linhares, diretor de gente da Localiza


 Entre os exemplos, o executivo cita forte investimento em ações de educação científica que fomentam as áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Na área da educação, os principais programas desenvolvidos são: Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, realizado em mais de 30 municípios e, somente em 2018, beneficiou mais de 93 mil crianças e adolescentes; e o ArcelorMittal Ciências, que é um programa que envolve diversas ações, como observação astronômica, visita a museus, oficinas de robótica, entre outras e, na área da cultura, iniciativas que têm como objetivo a formação de artistas, gestores culturais, públicos e plateias.

IMIGRANTES Outra gigante do mercado, a Localiza também tem atuação reconhecida em programas de responsabilidade social. Daniel Linhares, diretor de gente da empresa, justifica. “Atuamos de forma ativa em busca da prosperidade econômica com governança corporativa, desenvolvimento social e responsabilidade ambiental para perenizar nosso negócio e gerar valor aos nossos investidores, à sociedade, ao mercado, aos colaboradores e fornecedores em geral, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).”

 Linhares cita programas para fomentar a geração de emprego, o empreendedorismo, o envolvimento comunitário, o equilíbrio social e a formação e qualificação profissional. A responsabilidade ambiental também é uma premissa. “Adotamos conduta responsável na interação e na proteção ao meio ambiente, por meio do uso de recursos renováveis, ecoeficiência, gestão de resíduos e riscos, que não comprometem o capital da natureza, nem a preservação do negócio. Promovemos sempre o consumo consciente, incentivando atitudes de redução e uso inteligente dos recursos de água, energia, papel e materiais diversos.” Ele ressalta, também, que ser uma empresa cidadã é um dos valores do grupo, “pois acreditamos na prosperidade econômica com governança corporativa, desenvolvimento social e cidadão, na sustentabilidade ambiental e na vitalidade cultural do país como formas de fazer a diferença para os que se relacionam conosco”.

A Fazenda Alegria aposta no ensino como arma para o desenvolvimento social. Lá, os colaboradores são convidados a frequentar a escola por três horas semanais, no horário de trabalho e não fora do expediente(foto: fazenda Alegria)
A Fazenda Alegria aposta no ensino como arma para o desenvolvimento social. Lá, os colaboradores são convidados a frequentar a escola por três horas semanais, no horário de trabalho e não fora do expediente (foto: fazenda Alegria)

Entre os projetos, ele destaca a aproximação com as comunidades localizadas no entorno da sede, no Bairro Cachoeirinha, Região Nordeste de Belo Horizonte. “O objetivo foi construir uma boa e duradoura relação com a vizinhança, com o foco no desenvolvimento da comunidade Bananal (vizinha de muro do prédio) e da Vila Nova Cachoeirinha (próximo da Avenida Antônio Carlos).” Nas duas comunidades, a Localiza realizou um projeto chamado “Oasis” em parceria com a Bridge Consultoria, Associação Nossa Cidade e o Oasis Belo Horizonte. “O Oasis é uma ferramenta de apoio à mobilização cidadã para a realização de sonhos coletivos. Composto por voluntários e comunidades, o Oasis considera uma definição ampla de comunidade que envolve diversos atores, como moradores, ONGs, governo local, lideranças e empresas.”

Os voluntários do Oasis Bananal – muitos deles funcionários da empresa – construíram relações de afeto com as pessoas que moram na comunidade para identificar seus sonhos de transformação. “Os moradores definiram os caminhos a serem seguidos. O ponto alto do Oasis é a fase do ‘milagre’, quando os sonhos da comunidade são transformados em realidade. A empresa estimula ainda o programa de voluntariado, que reúne colaboradores treinados pela Junior Achievement para contribuir e compartilhar conhecimento com jovens e mulheres das comunidades vizinhas em temáticas como Mulheres empreendedoras (geração de renda), Semente verde (arrecadação de donativos) e Contratação de imigrantes. “Atualmente, temos 72 colaboradores imigrantes em nossas agências de todo o país.”

INCLUSÃO Também o grupo Super Nosso reconhece a importância de contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente mais saudável como missão, destaca Fernanda Kevellin Ferreira de Assis, coordenadora de treinamento e desenvolvimento da empresa. Entre os programas de responsabilidade social, ela cita o Projeto Eficientes – inclusão da pessoa com deficiência por meio da sustentabilidade, e o Programa Sênior – reinserção de pessoas acima de 55 anos no mercado de trabalho. “Essas iniciativas vêm ao encontro da política de responsabilidade social e ambiental da empresa, que define ações como gerenciamento de resíduos e a gestão das pessoas da organização, em alinhamento à estratégia do negócio.” Fernanda Assis informa ainda que, atualmente, há 400 colaboradores sêniores e 280 pessoas com deficiência trabalhando na rede.

Localizada no município de Funilândia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Fazenda Alegria, empresa produtora do gado Wagyu, aposta no ensino como arma para o desenvolvimento social. Lá, os colaboradores são convidados a frequentar a Escola Lafaiete Neiva por três horas semanais inseridas no horário de trabalho e não fora do expediente. “A responsabilidade social faz parte de quem somos, do nosso DNA, pois acreditamos em tomar para nós a tarefa de ser parte da solução dos graves problemas sociais do nosso país”, destaca Helena Neiva, diretora de comunicação da Fazenda Alegria.

Além do programa que funciona em metodologia de aprendizagem colaborativa e contextualizada, Evando Neiva implantou, em parceria com a prefeitura local, o programa 5S nas escolas públicas do município. “Essa ferramenta de gestão baseada na organização e na limpeza como pontos fundamentais para o desenvolvimento foi prontamente adotado pelos alunos e extrapolou os limites da escola, influenciando de forma extraordinária a qualidade de vida em toda a cidade. Participar do desenvolvimento humano é um orgulho para a família Alegria.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)