Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

PIB mensal calculado pelo Itaú Unibanco cai 1,2% em setembro


postado em 14/11/2018 14:35

A atividade econômica teve queda de 1,2% em setembro, após crescimento de 0,8% em agosto, conforme o PIB mensal Itaú Unibanco (PM-Itaú). Na comparação com o nono mês de 2017, sem ajuste sazonal, houve crescimento de 1,0%. A expectativa do banco é que o dado de outubro reverta o recuo apresentado em setembro, podendo apresentar expansão de 0,9%, dessazonalizada.

A instituição ressalta que no terceiro trimestre deste ano houve aperto nas condições financeiras, o que afetou a produção industrial no período. Além disso, acrescenta a nota, as vendas no varejo, beneficiadas em agosto pelos saques nas contas de PIS/Pasep, recuaram em setembro com a normalização do consumo.

Dentre os 13 componentes do PIB mensal do Itaú, nove tiveram queda em setembro no confronto com agosto, com os maiores recuos registrados na indústria de transformação (-2,4%) e no comércio (-1,2%). Já a construção civil mostrou crescimento de 1,3%.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tanto a receita real do setor de serviços quanto as vendas no varejo e a produção industrial cederam em setembro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade