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Estado de Minas

Accenture planeja expansão com agência de marketing

Valor pago pela New Content, especializada em 'branded content' e que atende clientes como Latam, Electrolux e Natura, não foi revelado pela consultoria norte-americana


postado em 23/10/2018 06:00 / atualizado em 23/10/2018 08:22

Eduardo Bicudo, líder da Accenture Interactive na América Latina diz que aquisição é estratégica na área de conteúdo(foto: Accenture/Divulgação)
Eduardo Bicudo, líder da Accenture Interactive na América Latina diz que aquisição é estratégica na área de conteúdo (foto: Accenture/Divulgação)

São Paulo – Depois de cerca de quatro meses de negociação, a consultoria norte-americana Accenture anunciou ontem, dia 22, a aquisição de 100% da agência brasileira New Content. Com o novo negócio, o objetivo é fortalecer a divisão Accenture Interactive, com uma atuação mais especializada na produção de “content marketing”. O valor do acordo não será revelado por enquanto.

A New Content foi fundada há 11 anos, em São Paulo, e tem como sócios Giovanni Rivetti, Edoardo Rivetti, Beto Féres e Raphael Alcântara. Todos seguem no negócio, só que a partir de agora passarão a acumular funções na Accenture Interactive.

Além de um time de cerca de 200 pessoas, a New Content leva para a Accenture Interactive uma carteira de clientes da qual fazem parte companhias como Electrolux, Latam e Natura. Com o negócio, as equipes das duas empresas passarão a ocupar um novo endereço, no Bairro da Vila Leopoldina, zona Oeste de São Paulo. A mudança será concluída no início do ano.

A Accenture Interactive se especializou em buscar soluções para empresas com o objetivo de melhorar a experiência de seus clientes e, consequentemente, impactar positivamente no resultado de vendas. Seus processos levam em consideração design, marketing, conteúdo e comércio.

Para Eduardo Bicudo, líder da Accenture Interactive na América Latina, a aquisição permitirá à empresa melhorar as experiências dos clientes baseadas em conteúdo. “Apesar do momento pelo qual passa o país, temos de continuar olhando para o crescimento. Passamos a contar com o ingrediente certo para anabolizar a área de conteúdo”, diz.

A Accenture Interactive oferece às empresas que a contratam formas de melhorar o entendimento sobre as expectativas e o comportamento do consumidor. Nos últimos anos, o impacto das redes sociais na busca de informação e na tomada de decisão tem sido cada vez maior, o que se tornou um desafio para as companhias que se propõe a melhorar a performance de venda de seus clientes.

Além do uso de Big Data, esse tipo de negócio tem buscado diferentes tipos de ferramenta para monitorar e entender toda a jornada de decisão de compra dos consumidores.

O relatório “2018 Personalization Pulse Check”, da Accenture Interactive, mostra que 91% dos consumidores estão mais propensos a comprar marcas que consigam oferecer conteúdos relevantes e os ofereçam de forma personalizada.

Segundo Bicudo, nesse novo momento da economia digital, o conteúdo digital se tornou imprescindível para expressar o propósito das marcas. “Nossos clientes estão sob pressão para produzir mais conteúdo, com maior velocidade, eficiência e escala”.

Parte desse trabalho, de acordo com Bicudo, poderá ser melhorado com compra de uma empresa especializada em conteúdo. “As capacidades da New Content ajudarão a fortalecer o modelo diferenciado da Accenture Interactive e auxiliar no atendimento às demandas dos clientes por mais experiências baseadas em conteúdo”.

Para o executivo, a jornada de aquisição do consumidor começa no que ele chama de “topo do funil” e vai sendo influenciada ao longo do processo. “Parte dessa jornada pode ser melhorada com a construção de conteúdo adequado. Agora, passaremos a oferecer uma solução ainda mais completa”, garante.

Por meio de nota, Anatoly Roytman, líder da Accenture Interactive na Europa, África, Oriente Médio e América Latina, avaliou o momento da comunicação e das relações de consumo. “Tempo é um recurso precioso na era digital e os clientes esperam das marcas experiências personalizadas. Quando interligamos nossa habilidade de criar conteúdo relevante com experiências inovadoras para clientes e o uso inteligente dos dados, isso se torna uma combinação poderosa para assegurar a lealdade à marca”.

Depois de definidos os acertos finais sobre o acordo, que devem ser divulgados nas próximas quatro semanas, a Accenture Interactive deverá estudar também se vai manter a marca New Content. “Estamos pensando em qual será a melhor estratégia. A tendência é ficarmos com uma marca só, porque o cliente entende que ao nos posicionarmos como uma empresa única estamos em condições de melhorar a oferta de serviços para ele”, explica.

Com a aquisição da New Content, Bicudo acredita ser possível não apenas atuar no mercado brasileiro, mas oferecer o modelo de negócio em outros países.


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