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Estado de Minas

Seguradoras de veículos driblam crise da economia e conquistam mais clientes

Receita do segmento superou R$ 38 bilhões em 2017. Aumento da concorrência e barateamento de custos para os clientes contribuem para o avanço do setor


postado em 02/09/2018 06:00 / atualizado em 02/09/2018 09:28

Aumento da frota e dos furtos no país elevaram as apólices, que pagaram R$ 21,4 bi em indenizações e benefícios(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press %u2013 8/4/18)
Aumento da frota e dos furtos no país elevaram as apólices, que pagaram R$ 21,4 bi em indenizações e benefícios (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press %u2013 8/4/18)

São Paulo – Nos últimos anos, ter um seguro de automóvel se tornou quase um item de primeira necessidade nas grandes cidades brasileiras. Além do aumento generalizado de roubos e furtos, a expansão da frota de veículos mais novos – e, obviamente, mais caros – levou muitas pessoas a dar maior atenção à necessidade de proteger o patrimônio de eventuais prejuízos. Não por acaso, o mercado de seguros no Brasil cresceu 7,5% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2017, segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). Ao longo de 2017, a receita da indústria brasileira dos seguros superou a casa de R$ 38 bilhões.


O presidente da entidade, Eduardo Dal Ri, atribui o avanço do setor a fatores como o aumento da concorrência e o barateamento dos custos para os clientes. “O mercado segurador vive um momento de recuperação e de otimismo, motivado pela confiança no reaquecimento gradual da economia”, afirma o executivo, que também é vice-presidente das divisões de Automóvel e Massificados da SulAmérica Seguros. “Essa confiança é ainda mais nítida no segmento de automóveis. No ano passado, as apólices de automóveis geraram R$ 21,4 bilhões em pagamento de indenizações e benefícios.”


Um fator que também impulsiona o mercado brasileiro de seguro de automóveis é a forte recuperação da indústria automobilística, que neste ano está crescendo, mês após mês, a um ritmo de 20% em relação às vendas de 2017. Além disso, mesmo com a recessão nos últimos anos, o Brasil mantém um papel de destaque no mercado automobilístico internacional, ficando em nono lugar no ranking dos maiores fabricantes de veículos, com mais de 2 milhões de unidades por ano.


“Não é de hoje que o Brasil é um dos mercados mais cobiçados pelas seguradoras do mundo todo, tanto pelo potencial de crescimento para os próximos anos quanto pelas possibilidades de diversificação”, disse o CEO da seguradora italiana Generali, Antonio Cassio dos Santos, responsável pelas Américas e mercados do Sul da Europa, que abrange Grécia, Portugal e Turquia.

DIVERSIFICAÇÃO
No embalo do crescimento do setor surgem as chamadas insurtechs, que são resultado da junção das palavras insurance (seguro) e technology (tecnologia). Assim como as fintechs, as agtechs e tantas outras startups do tipo, essas empresas surgiram com o propósito de revolucionar o setor. É o caso de companhias como Tex, Iq Seguro Auto, Bidu, Youse, Minuto Seguros e ThinkSeg. As insurtechs “falam” a mesma língua dos consumidores e suprem as suas novas exigências. A principal promessa dessas startups é que, com mais agilidade e menos burocracia, sejam garantidas as entregas de propostas de um bom seguro de automóvel.


Além das insurtechs, o setor vive uma disputa acirrada entre as empresas de monitoramento e rastreamento. O custo para a compra do equipamento pode variar entre R$ 750 e R$ 1 mil, com mensalidades a partir de R$ 69. Esse segmento, que pode incluir coberturas avulsas, como furto e colisão por perda total, tem atraído principalmente proprietários de veículos mais antigos e motoristas de aplicativos, como Uber e 99.


“Hoje, oferecemos um produto diferente, com rastreamento e seguro, algo com que outras empresas não trabalham”, afirma o israelense Amit Louzon, presidente da Ituran. “Motoristas de aplicativos não têm muitas oportunidades com as seguradoras, em razão da maior exposição a riscos.”

Preço final

O mercado de seguros vive, no entanto, realidades distintas no país – e ainda é algo caro para boa parte da população. Levantamento realizado pela Tex Tecnologia, plataforma de cálculo para corretoras de seguros, mostra que o brasileiro paga anualmente, em média, R$ 3.587 por um seguro de automóvel. Considerando que a renda média não chega a R$ 1,2 mil, é fácil entender por que apenas 20% dos automóveis da frota circulante estão protegidos.


A depender do estado, o seguro pode custar até três vezes mais. Roraima é o local que, a julgar pelo preço cobrado, mais preocupa as empresas do setor. Lá, o valor médio anual das apólices é de R$ 8.720. “O valor do seguro, seja qual for ele, é diretamente proporcional ao risco de perdas das seguradoras”, afirma o economista Carlo Meneghetti, especialista em análise de riscos e seguros. “Estados que fazem fronteiras com outros países, como é o caso de Roraima, costumam ter custos maiores pela facilidade de tirar o veículo do alcance das autoridades brasileiras”, acrescenta.


No outro extremo, o estado com seguro mais barato é Santa Catarina, com média de R$ 2.932. Ainda segundo a Tex, o caos na segurança pública do Rio de Janeiro, apesar da intervenção do Exército, elevou em 28% os custos dos seguros neste ano, com média de R$ 4.187 ao ano, mais do que a média paga pelos paulistas: R$ 3.273.


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