Publicidade

Estado de Minas

Backer lança uísque single malte e gim com lúpulos na receita

Cervejaria mineira mantém, nos ingredientes, a tradição para a produção de seus primeiros destilados


postado em 07/08/2018 19:11 / atualizado em 07/08/2018 19:57

O uísque Três Lobos Experience e o gim Lebbos, da Backer(foto: Daniel Mansur/Stúdio Pixel)
O uísque Três Lobos Experience e o gim Lebbos, da Backer (foto: Daniel Mansur/Stúdio Pixel)
Que a Grande BH se transformou em polo cervejeiro todo mundo já sabe. A novidade é que a região agora tem gim e uísque mineiros também. A cervejaria Backer está lançando o Experience, uísque single malte, e um gim, o Lebbos, com adição de lúpulos na receita.

 

Um uísque é uma bebida alcoólica destilada de grãos, muitas vezes incluindo malte, envelhecida em barris. Segundo a legislação brasileira, sua graduação alcoólica tem teor de 38 a 54% de álcool etílico em volume, a uma temperatura de 20°C. A Backer está lançando um single malte frutado, leve e fresco, com notas aromáticas de pera e mel.
 
O primeiro lote da bebida terá entre 5 mil e 6 mil garrafas numeradas e já está disponível nos principais pontos de venda da Backer, além do Templo Cervejeiro e do site da cervejaria.

“É uma ousadia; um novo momento para a Backer experimentar uma fatia de um setor que ainda não conhecíamos, e tenho certeza que dará muito certo. Não estamos simplesmente fazendo destilados. Estamos produzindo destilados que contêm matéria-prima cervejeira. Isso é o essencial. O nosso single malte possui características próprias, pois é destilado em pequenas panelas de cobre e feito com malte e fermento cervejeiro. Este é o nosso segredo", explica Paula Lebbos, diretora da Backer.

Os frequentadores do Templo Cervejeiro da Backer poderão degustar o whisky com serviço diferenciado, em uma tábua de degustação com três taças. A primeira tem o destilado branco do malte, conhecido como spirit, que é um passo antes de a bebida se tornar um uísque realmente, sem passar pela maturação em barris de carvalho. A segunda taça traz um uísque turfado. A turfa é um elemento utilizado na defumação do malte e também nos barris que maturam a bebida e que Paula ressalta que é importante conhecer e entender seus sabores. A terceira taça contém o single malte da Backer, puro e frutado.

GIM 'MADE IN MINAS'

O gim é uma bebida destilada à base de cereais que passa por um processo de infusão com zimbro e outras especiarias. Seu teor alcoólico varia entre 37, 5% e 50%, e é conhecido por ser uma bebida bastante aromática. Cada fabricantepossui sua própria combinação de ingredientes - além do zimbro que é obrigatório por lei - e os mais comumente usados são canela, cascas de frutas cítricas, sementes de coentro, pimenta-da-jamaica, raiz de alcaçuz, pimenta-do-reino, cássia e farinha de amêndoa, entre outros.

A Backer pesquisou possibilidades para o novo produto e decidiu que o ingrediente-chave do seu gim seria o lúpulo.. “Somos uma cervejaria e está em nosso DNA e de todos os nossos produtos o uso de ingredientes cervejeiros. Logo, nossa decisão óbvia foi a adição de lúpulo para dar as características herbais e florais de amargor e aroma que gostaríamos”, disse Paula Lebbos.

Segundo a diretora, a procução da destilaria começou em 2010, apenas para a família e agora chega ao mercado.


 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade