Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Trump comemora PIB forte e "sustentável" e prevê alta de mais de 3% em 2018


postado em 27/07/2018 11:15

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou em declarações na Casa Branca nesta sexta-feira os números mais recentes da economia. O Produto Interno Bruto (PIB) avançou 4,1% no segundo trimestre, de acordo com a primeira leitura do dado, divulgada mais cedo pelo Departamento do Comércio. No primeiro trimestre, o crescimento havia sido de 2,2% (dado revisado). "A economia americana caminha para um crescimento anual de mais de 3% e pode ser bem superior a isso", afirmou Trump. O presidente americano disse ainda que, com acordos comerciais, o avanço do PIB deve ser ainda mais forte.

Trump afirmou que os números do PIB são "muito sustentáveis" e defendeu também sua estratégia de pressionar outros países para reduzir o déficit comercial americano. "Estamos finalmente acabando com abusos de décadas no comércio externo."

O presidente disse que a economia americana cresce a um ritmo "dez vezes maior" atualmente que nos governos de George W. Bush e Barack Obama. Citou a geração de empregos e de riqueza, bem como os cortes de regulações que dão mais margem de manobra ao governo. "Temos alcançado uma reação econômica de proporções históricas", disse.

Trump também afirmou que o setor de aço americano está "de volta à ativa", após ele impor tarifas à importação de aço e alumínio por questões de segurança nacional, algo contestado por outras nações. Ele lembrou que essa área gera muitos empregos e disse que a reforma tributária realizada por seu governo tem igual efeito.

De acordo com o presidente, seu governo prepara um novo sistema de seguro-saúde, com custos mais baixos para os americanos e mais oportunidades para que possam escolher seus planos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade