Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Esperamos ter acordo ou "acordos" para o Nafta em breve, diz Mnuchin, dos EUA


postado em 26/07/2018 10:22

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse nesta quinta-feira que espera ter um acordo sobre o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês) em breve, e sugeriu que pode haver diferentes tratados com Canadá e México.

"Seja um acordo, ou dois acordos, desde que obtenhamos o acordo correto, é indiferente para nós", disse Mnuchin à CNBC. Segundo ele, o governo americano tem uma "forte direção" para avançar em relação ao assunto.

O secretário também confirmou que as tarifas de 25% sobre automóveis importados de países da UE, que o presidente americano, Donald Trump, avaliava impor ainda neste ano, serão suspensas enquanto ocorrerem as negociações do acordo. Ontem, no entanto, Trump anunciou a interrupção das taxas, mas sem incluir as do setor automotivo.

"O primeiro ponto que imediatamente começaremos a negociar é a resolução das questões sobre tarifas de aço e alumínio e tarifas de retaliação", disse Mnuchin. "Enquanto estivermos negociando o acordo geral, não haverá novas tarifas em nenhuma direção."

Mnuchin comentou que os EUA estavam "muito concentrados na UE e muito felizes com as discussões". Segundo ele, as partes estão "no caminho" para resolver os problemas comerciais. O secretário argumentou ainda que os programas americanos de ajuda agrícola não são subsídios, mas uma "defesa frente a práticas desleais", um modo de que os agricultores do país tenham oportunidade justa de competir no mundo. "O objetivo de longo prazo não é coletar tarifas, mas ter comércio justo e recíproco", enfatizou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade